O WhatsApp não deverá mais implementar anúncios nos Status para seus 1,5 bilhão de usuários. Segundo reportagem do Wall Street Journal publicada nesta quinta-feira (16), o Facebook interrompeu os planos de faturar com publicidade nos posts que somem após 24 horas. A mudança estava prevista para acontecer em 2020, mas teria sido suspensa pelo WhatsApp, embora não descartada para o futuro.
As causas da suposta decisão de abandonar os anúncios no WhatsApp são incertas. Segundo a publicação, o time de profissionais que trabalhava no projeto foi desligado e o código que já estava desenvolvido e parcialmente implementado no aplicativo para Android e iPhone (iOS) teria sido removido. A rede social não se pronunciou sobre o caso.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Especula-se sobre o uso de publicidade no WhatsApp desde a aquisição pelo Facebook, em 2014, por US$ 22 bilhões. Na época, o mensageiro deixou de cobrar uma taxa de US$ 0,99 anualmente e passou a ser totalmente gratuito. No entanto, a possibilidade de haver anúncios no app sempre esteve à mesa, dado que esse tipo de monetização responde, atualmente, por 98% dos ganhos do Facebook.
Também de propriedade do Facebook, o Instagram exibe, desde 2017, publicidade nos Stories, ferramenta semelhante aos posts efêmeros do WhatsApp Status. Um executivo do Facebook chegou a falar no passado que os anúncios eram a principal forma de monetização da empresa, o que poderia tornar inevitável o uso da mesma estratégia no mensageiro.
As primeiras informações sobre publicidade no WhatsApp surgiram em 2018 e, logo, diversos detalhes vazaram na web. No ano passado, a empresa enfim detalhou como a sua máquina de marketing digital seria introduzida no mensageiro.
A iniciativa teria sido o estopim para a saída de Jan Koum e Brian Acton, fundadores do WhatsApp que seguiam liderando a equipe por trás do aplicativo mesmo após a aquisição. Segundo cobertura da imprensa internacional, os executivos confrontaram Zuckerberg após ele começar a considerar o uso de publicidade no mensageiro mais baixado do planeta.
Fontes ouvidas pelo Wall Street Journal dizem que o Facebook irá focar na relação entre usuários e empresas, possivelmente por meio da plataforma WhatsApp Business
WhatsApp: qual função ainda falta no app? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Confira os 10 melhores jogos clássicos da coletânea Rare Replay
- Como mudar a senha do roteador da Thomson
- Nome sujo no Google? Como melhorar resultados de busca sobre você
- Como mudar dublagem de Rise of the Tomb Raider do inglês para português
- Como conseguir Sílex no Minecraft
- Google remove botão 'ver imagem' para dificultar o roubo de fotos
- Nokia 7.3 deve ser lançado em 22 de setembro
- Conheça o vírus que infecta o computador sem instalar nada
- Google+ morreu? Rede social se despeda?a em Photos, Streams e Hangouts
- Como abrir caixas no CS:GO
- Como baixar e instalar o driver da impressora Epson L6171
- Como desativar o Gatekeeper definitivamente no Mac OS
- Lista traz todos os games da franquia Carmageddon
- Dragon Age 4 ganha teaser e revela novidades sobre enredo na Gamescom
- Black Friday 2015 antecipada; lojas online começam maratona de 4 dias
- Saiba como se dar bem nas lutas de Street Fighter 5 para PC e PS4
- Como usar o Camtasia Studio e editar vídeos para o YouTube
- Como adicionar um proprietário a uma página de fãs do Facebook
- Apple testa Siri com sistema que converte mensagens de voz em emails
- Mortal Kombat X tem evento de lançamento com atrações especiais para fãs