Aplicativos para abrir PDF no celular Android ou iPhone podem facilitar a vida dos usuários. Embora navegadores como o Google Chrome e o app Arquivos do iOS sejam compatíveis com esse formato de arquivo, ferramentas grátis oferecem funções extras que podem ser úteis no dia-a-dia, como a possibilidade de organizar os documentos, deixar comentários nas páginas, criar PDF a partir de fotos do celular e até editar textos.

Um dos mais famosos aplicativos para abrir PDF, o Adobe Reader, possui uma versão completa para celular, que permite localizar textos no documento com rapidez e ativar um modo de leitura facilitada. Além dele, o Google Drive e o Microsoft Word podem ser boas soluções para abrir esses arquivos. Confira, na lista a seguir, cinco aplicativos para abrir PDF no celular.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Adobe Reader

O famoso leitor da Adobe para computadores também possui um aplicativo para ler PDF no celular. O plano grátis do Adobe Reader está disponível para Android e iPhone e permite abrir ilimitados arquivos, marcá-los como favoritos e fazer desenhos e marcações nos textos.

O leitor possui um modo de leitura facilitada e permite pesquisar palavras para localizá-las rapidamente no arquivo, recurso útil para fazer buscas em textos muito longos. Além da exibição de páginas convencional, é possível definir que o app mostre apenas uma folha por vez, deixando a tela mais limpa.

Outro diferencial do app é o modo noturno, que inverte as cores da página e torna o fundo preto e as letras brancas. Um ponto negativo é que o app não permite digitalizar arquivos com a câmera, sendo necessário instalar um app externo, o Adobe Scan. Além disso, outras funções só estão disponíveis no plano pago, como combinar documentos ou exportar um arquivo. A assinatura custa R$ 38,90 por mês.

2. Google Drive

O Google Drive também funciona como um app para abrir PDF. O serviço do Google abre qualquer arquivo do tipo que esteja armazenado na nuvem e exibe em tela cheia no celular. Entre os recursos oferecidos pelo app, estão a possibilidade de buscar palavras para localizá-las rapidamente no corpo do texto, além de deixar comentários no documento — é possível escolher um local específico da página para inserir a anotação, tornando fácil a identificação do comentário em documentos compartilhados.

3. Word

O Word também é uma opção de aplicativo para abrir arquivo PDF em celulares Android. O editor de texto da Microsoft exibe todos os arquivos do formato salvos recentemente na sua conta Office ou armazenados no OneDrive. Além de exibir o documento, o Word permite transformá-lo em texto para editar seu conteúdo — neste caso, será necessário salvar um novo arquivo em PDF após as alterações. O leitor de PDF integrado ao Word também permite pesquisar palavras no texto e compartilhar o arquivo, como link ou como anexo em um novo e-mail.

4. Polaris Office

O Polaris Office é um pacote de aplicativos de escritório que permite criar textos, planilhas e apresentações no celular. O app também serve para abrir PDFs no smartphone, desde que estejam salvos em um serviço de nuvem compatível com o app, como o iCloud Drive, Google Drive e OneDrive, por exemplo.

Os arquivos são exibidos em tela cheia, sendo possível fazer desenhos, comentários e compartilhar com contatos. Para editar os arquivos e acessar outras funções extras, é preciso assinar o plano pago, que custa R$ 24,90 por mês.

O cadastro no Polaris Office pode ser feito usand

... o uma conta Google ou as credenciais do Facebook, mas é possível usar o serviço gratuitamente sem fazer login. Um dos pontos negativos é a exibição excessiva de anúncios, que chega a atrapalhar a utilização.

5. Apple Books

O aplicativo de leitura de livros do iPhone também pode servir como um app para abrir PDF. Os usuários podem selecionar o serviço como leitor de PDF para abrir qualquer documento recebido por e-mail ou salvo em serviços de nuvem.

Durante a exibição, será possível editar o arquivo utilizando as ferramentas nativas do iOS, como as canetinhas coloridas para fazer desenhos e marca-textos. Escolhendo a opção "Copiar para Livros", o arquivo permanecerá salvo na biblioteca do Apple Books, e o usuário poderá acessá-lo posteriormente quantas vezes quiser.

Qual aplicativo para abrir PDF no Android? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.