(Análise) Gigabyte RX 5700 XT Gaming OC: Muitos temos falado dos processadores Ryzen 3000 desdea a altura em que estes chegarem originalmente ao mercado. No entanto, temos também de falar do grande regresso ao mercado de placas gráfica por parte da AMD.

Afinal de contas, ao mesmo tempo que a empresa apresentou os excelentes Ryzen 3000 e dava uma facada nos sonhos e esperanças da rival Intel. A fabricante de micro-processadores também tentou bater o pé à sua velha rival NVIDIA, ao lançar as muito interessantes RX 5700 e RX 5700 XT, duas placas gráficas baseadas na nova micro-arquitetura Navi 10 de 7nm (RDNA).

Aliás, a AMD teve um boost de confiança tão grandes nos últimos meses, que até decidiu brincar um bocadinho com a NVIDIA neste lançamento, ao lançar as RX 5700 e 5700 XT a um preço, esperar pelo lançamento das RTX Super, e posteriormente baixar significativamente o preço! O clássico ‘undercut’.

Pois bem, isto é tudo muito bonito… Mas ao fim ao cabo, o que valem estas placas AMD Radeon? Nomeadamente a oferta da Gigabyte, na forma da RX 5700 XT? Vamos ver

(Análise) Gigabyte Radeon RX 5700 XT Gaming OC

Primeiramente, vamos falar do setup de teste utilizado, ora veja:


Nota do Redator – Já agora, leiam a nossa mini análise a um sistema AMD X570, para perceberem o porquê da empresa ter passado de uma quase falência, para estar agora aos pulos em cima da Intel.


Estamos no fundo a falar de uma plataforma AMD de última geração, baseada numa das novas motherboard X570, aproveitando o facto para utilizar um SSD PCIe 4.0 super rápido, bem como um Ryzen 9 3900X de 12 núcleos e 24 threads.

Mas vamos falar da placa gráfica em si.

Como dissemos em cima, a AMD impressionou a indústria com a performance das suas novas placas RX 5700, disso não há grandes dúvidas. No entanto, desiludiu um pouco na solução de refrigeração nas primeiras fornadas. Por isso, nada melhor do que olhar para aquilo que a Gigabyte conseguiu fazer para tentar resolver o problema.

Dito isto, a Gigabyte equipa a sua placa com um cooler bastante mais apetrechado, na forma do muito reputado Windforce 3X. Claro que não traz grandes inovações a nível de design, mas é certamente uma solução que cumpriu a sua missão no passado, e na verdade, aqui isso também não é excepção. Assim, com 5 heatpipes de cobre, modos 0 RPM, e muito mais… Deverá ser mais do que capaz de retirar mais alguns FPS em relação às placas de referência.

No entanto, se pensa que a Gigabyte apenas mudou o ‘cooler’ da placa e lançou o produto para o mercado… Está muito enganado!

Afinal de contas, a placa conta agora com um design de fornecimento de energia muito mais eficiente. O que irá resultar numa placa mais durável e acima de tudo estável. Além disso, podemos ainda encontrar uma blackplate de metal na traseira, indicadores de energia e um pouco de iluminação RGB no logo.

Especificações e Funcionalidades:
  • Cooler WINDFORCE 3X
  • RGB Fusion 2.0
  • Back Plate de metal
  • PCI-Express 4.0
  • Boost Clock: Até 1905 MHz
  • Game Clock: 1795 MHz (Placa de referência tem 1755 MHz)
  • Base Clock: 1650 MHz (Placa de referência tem 1605 MHz)

Benchmarks

1 – 3DMark Fire Strike

2 – 3DMark Time Spy

Performance em Jogos (Média de FPS)

1. Shadow of the Tomb Raider 

Em SOTR, a RX 5700 XT impressiona bastante ao empatar com a mais cara RTX 2070 Super.

  • 1080p Shadow of the Tomb Raider – 144 fps
  • 1440p Shadow of the Tomb Raider – 100 fps
  • 2160p Shadow of the Tomb Raider – 56 fps
2. Deus Ex: Mankind Divided

Mais uma vez muito perto da RTX 2070 Super, mas aqui a NVIDIA consegue levar uma vantagem de 3/4 FPS em cada teste.

  • 1080p Deus Ex Mankind Divided – 121 fps
  • 1440p Deus Ex Mankind Divided – 88 fps
  • 2160p Deus Ex Mankind Divided – 46 fps
3. Battlefield V

Grande vitória da RX 5700 XT Gaming OC neste exigente jogo, ao ultrapassar a RTX 2070 Super, ficando curiosamente muito perto da RTX 2080 Super (Menos 2 FPS).

  • 1080p Battlefield V – 141 fps
  • 1440p Battlefield V – 102 fps
  • 2160p Battlefield V – 56 fps
4. Metro Exodus

Em Metro Exodus a história já muda bastante, com a RX 5700 XT a ficar um pouco longe em Full HD (-10fps), isto ao mesmo tempo que começa a encurtar a desvantagem nas resoluções mais altas.

  • 1080p Metro Exodus – 81 fps
  • 1440p Metro Exodus – 65 fps
  • 2160p Metro Exodus – 34 fps

Conclusão

A AMD Radeon RX 5700 XT é uma excelente placa gráfica no seu modelo de referência. Por isso, não é grande surpresa verificar que esta versão da Gigabyte apenas eleva ainda mais a qualidade a um novo patamar. É verdade que é um pouco mais cara que a versão ‘stock’, mas na minha opinião faz todo o sentido meter o dinheiro extra em cima da mesa.

Afinal, estamos a falar de uma placa capaz de competir com a RTX 2080 e restantes placas Super em Shadow of the Tomb Raider em todas as resolução… Sim! Até em 4K! Aliás, até em jogos mais ‘amigos’ da NVIDIA como Metro Exodus, a placa porta-se muito bem.

Será que vale a pena comprar?

Em suma, se ainda não está convencido com a tecnologia Ray Tracing, e quer uma boa placa gráfica ao mesmo tempo que poupa alguns trocos (custa ~450€). A Gigabyte RX 5700 XT Gaming OC é uma excelente alternativa às mais caras mas nem sempre mais rápidas RTX 2070 Super e RTX 2080 Super. Por mim, está recomendada.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.