A HotMilhas é uma plataforma que permite vender milhas na Internet. A partir de uma rápida cotação, clientes das companhias aéreas Gol, Latam e Azul podem conferir o valor comercial das suas milhas, inclusive as de categorias como "Platinum" ou "Black", considerados planos de elite, e trocá-las por dinheiro. A prática pode ser vantajosa para pessoas que não têm viagens em vista, mas querem se beneficiar com o saldo acumulado dos programas de fidelidade. A seguir, entenda como funciona o site para vender milhas e descubra se o HotMilhas vale a pena para você.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

HotMilhas: o que é?

A HotMilhas é uma empresa de venda de milhas áreas. Adquiridas a partir de programas de fidelidade, as milhas são uma recompensa da companhia aérea aos clientes mais assíduos, que podem usar o saldo de milhas para comprar passagens por preços bem menores.

Há pessoas que possuem muitas milhas acumuladas, mas nenhuma pretensão de viajar em um período próximo. Para elas, seria muito mais vantajoso trocar os pontos por dinheiro. No entanto, essa operação não pode ser feita direto pela companhia aérea. É aí que entram serviços como o HotMilhas. Eles se aproveitam de uma brecha oferecida pelos programas de fidelidade, que permitem ao usuário emitir passagens aéreas com suas milhas, mas em nome de outras pessoas.

Quem pode vender milhas?

A HotMilhas trabalha com os programas de fidelidade Smiles, da Gol; Latam Pass, da Latam; Tudo Azul, da Azul Linhas Aéreas e também com as categorias Platinum e Black, pertencentes ao plano de pontos "Elite" da Latam. Em outras palavras, apenas clientes dessas companhias aéreas podem vender milhas. A quantidade mínima e máxima permitida para a venda varia conforme o programa de fidelidade.

  • Smiles: mínimo de 11 mil milhas e máximo de 700 mil milhas;
  • Latam Pass: mínimo de 12 mil milhas e máximo de 700 mil milhas;
  • Tudo Azul: mínimo de 12 mil milhas e máximo de 500 mil milhas;
  • Latam Platinum/Black: mínimo de 25 mil milhas e máximo de 700 mil milhas.

Como funciona a HotMilhas?

Interessados em vender milhas devem fazer uma cotação usando o formulário disponível na página inicial da HotMilhas (www.hotmilhas.com.br). Após o envio dos dados, o usuário receberá um e-mail com uma proposta comercial do site.

O preço varia de acordo com diferentes fatores, como a demanda pelas milhas e as cotações das moedas estrangeiras. Por isso, é difícil determinar com precisão o valor unitário de cada milha. No entanto, o HotMilhas estima que um pacote com 10 milhas, a depender do programa de fidelidade, varie entre R$ 130 e R$ 300.

Caso o usuário decida continuar com o processo de venda após o recebimento da cotação, deverá criar uma conta no site. Feito isso, é preciso escolher entre duas formas de pagamento: agendado e antecipado. Na primeira modalidade, as pessoas que compram as milhas podem usá-las a qualquer momento, e o vendedor pode optar por receber o pagamento em 15, 20 ou 28 dias.

Já no segundo caso, as milhas do vendedor só podem ser usadas após o comprador efetuar o pagamento. A HotMilhas faz o depósito assim que a transação é aprovada.

HotMilhas é confiável?

A HotMilhas atua há mais de 10 anos no mercado brasileiro. No Reclame Aqui, a empresa apresenta uma boa reputação, com nota 7,1. O índice de solução das reclamações é de 76,7%, e as queixas mais comuns dizem respeito a atrasos no pagamento. De acordo com o site, 66% dos consumidores disse

... ram que voltariam a fazer negócio.

MaxMilhas ou HotMilhas?

A reputação da HotMilhas no Reclame Aqui fica atrás de uma das suas principais concorrentes, a MaxMilhas, que conta com o selo RA 1000, criado para destacar as marcas com excelentes índices de atendimento na plataforma. Com nota 8,8, a MaxMilhas soluciona 90,2% das reclamações. O percentual de consumidores que voltariam a fazer negócio também é alto: 83,8%.

Embora similares, os serviços têm pontos de diferença. O principal é que a MaxMilhas agrega a venda de milhas à compra de voos com desconto. Com isso, os consumidores que não fazem parte de nenhum programa de fidelidade também podem se beneficiar com a plataforma, que troca diretamente as milhas dos vendedores cadastrados por passagens aéreas mais baratas. A HotMilhas, em contrapartida, permite apenas a comercialização de milhas.

A forma de venda também difere. Enquanto na HotMilhas o usuário não tem poder para determinar sobre a cotação, na concorrente ele pode optar entre duas modalidades de venda: rápida e convencional. Na primeira opção, o vendedor informa quantas milhas deseja vender e a MaxMilhas define o preço. Nesse caso, a venda é garantida em até três dias úteis.

Já quem quiser determinar o valor das próprias milhas deverá optar pela venda convencional. Nessa modalidade, o vendedor escolhe os detalhes da oferta. Vale ressaltar, porém, que a rapidez da venda é definida pelo valor ofertado. Em outras palavras, quanto mais barato você cobrar pelas milhas, mais rápido encontrará um comprador. Em ambos os casos, o pagamento é feito direto na conta bancária do vendedor em até 20 dias corridos após a emissão das passagens.

Como saber se uma loja é confiável? Deixe a sua opinião no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.