Embora seja um app voltado para garantir a privacidade, o Snapchat não está livre de falhas. Para garantir sua segurança, confira cinco dicas para se proteger e enviar snaps pelo app sem medo. 

Bug no Snapchat permite fazer vídeos de mais de 10 segundos; veja dica

Conheça cinco coisas que você precisa saber para garantir sua segurança no Snapchat (Foto: Divulgação/ Snapchat)

De acordo com fornecedora de soluc¸o~es de segurança e antivírus ESET, a visibilidade do Snapchat aumentou no Brasil após algumas personalidades da web começarem a usar. Consequentemente, ele ganhou notoriedade e também passou a ser alvo de cibercriminosos e pessoas mal intencionadas. Com isso, seus usuários precisam ter um cuidado redobrado e tomar algumas precauções na rede social.

1) Cuidado com apps que salvam suas fotos

Como a principal proposta do app e´ "eliminar" os dados e conteúdos compartilhados pelos usuários, segundos depois de serem enviados, isso pode perder o sentido se você enviar para alguém que irá usar um programa externo para salvar as imagens recebidas, sejam vídeos ou fotos, em snaps. Por isso, lembre-se sempre que se um de seus contatos utiliza alguma dessas ferramentas, talvez o conteu´do que voce^ espera que desaparec¸a segundos depois de compartilhar pode na~o ser destruído.

Entre as ferramentas que podem ser usada para salvar imagens estão o Snap Save for Snapchat, SnapBox, SnapCrack for Snapchate outros menos conhecidos, usados por muitas pessoas na rede.

2) Seja cuidadoso com quem interage 

A segunda dica é praticamente um complemento da primeira. Atente para o fato de que compartilhar muitas informac¸o~es por meio de textos ou fotos com algue´m que voce^ acabou de conhecer nunca e´ uma boa ideia. O ideal e´ sempre fazer isso com algue´m da fami´lia, amigos pro´ximos ou pessoas que voce^ tenha um relacionamento de confianc¸a, evitando surpresas desagradáveis.

3) Leia os termos de uso do aplicativo com atenc¸a~o

Essa dica vale para todo e qualquer aplicativo, muito embora ler os termos de uso de um aplicativo na~o seja o passatempo preferido de ninguém. O problema é que quando se trata da sua segurança e privacidade, e´ melhor ficar atento.

Os termos do Snapchat sa~o muito específicos, por exemplo, ao habilitar a opc¸a~o “Find Friends”, voce^ permite que o aplicativo sincronize os contatos do seu dispositivo para descobrir quais amigos ja´ utilizam o app. Ou seja, mesmo com todos os cuidados, algumas ações podem expor seus dados, pois em determinadas situações isso é inevitável. Leia sempre e faça as escolhas de acordo com o que for melhor para a segurança das suas informações.

4) Pense duas vezes antes de enviar uma foto

Além dos apps que permitem salvar as imagens enviadas, boa parte dos sistema permite fazer uma captura de tela com pouco esforço. Saber que uma foto ou informac¸a~o pode sumir segundos depois de ser enviada pode parecer muito divertido, mas não é garantida de nada. Por isso, se pergunte o que pode acontecer se essa foto for salva. Se a ideia lhe causa preocupac¸o~es, enta~o pense duas vezes antes de compartilhar.

... >5) Dados de acesso sa~o como documentos

Seja cuidadoso ao fazer login na frente de pessoas desconhecidas. Fornecer dados de acesso para uma terceira pessoa, mesmo que sem querer, tambe´m coloca sua privacidade e seguranc¸a em risco. Também é importante evitar deixar seu gadget dando sopa por aí, com o app "logado". Para completar, lembre-se sempre de sair da sua conta ao terminar de usar o Snapchat.

Com essas dicas você poderá usufruir do Snapchat da melhor maneira possível. Afinal, nada pode ser pior do que usar um programa que "esquece os posts" para ter mais privacidade e perdê-la por um pequeno deslize. 

Qual é o seu aplicativo favorito? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.