O lançamento de Resident Evil 4 completa 15 anos em 2020. O jogo de terror e sobrevivência da Capcom chegou ao Nintendo GameCube em janeiro de 2005 e, alguns meses depois, se tornou um dos maiores sucessos do PlayStation 2 (PS2). O título marcou grandes mudanças na jogabilidade da franquia, que aproveitou o avanço tecnológico da época para investir em controles mais intuitivos e trocar o suspense pela ação.

Em Resident Evil 4, o agente norte-americano Leon Kennedy é enviado para encontrar e resgatar a filha do presidente dos EUA. A jovem Ashley Graham foi vista pela última vez em uma vila no interior da Espanha, que é povoada pelos seguidores de um grupo religioso. Leon precisa se infiltrar na vila e passar pelos moradores, que estão sendo controlados por um parasita e têm um comportamento muito agressivo. Veja, a seguir, 10 curiosidades sobre o jogo de terror.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Mudanças na franquia

Resident Evil 4 teve muitos protótipos antes de ser lançado. Apesar de a versão definitiva não ser tão ousada quanto algumas das propostas originais, que apostavam em inimigos paranormais, por exemplo, o jogo que chegou às lojas mudou para sempre a “cara” da franquia. Além de ter um foco muito maior em ação, o título abriu mão das câmeras fixas e passou a usar controles dos jogos de tiro em terceira pessoa.

2. Matando inimigo com porta

Se você jogou Resident Evil 4, deve lembrar de Dr. Salvador – o inimigo encapuzado que ataca usando uma serra elétrica. Ele aparece logo no começo do jogo e pode matar Leon com apenas um golpe. Isso não é problema para o jogador Dante Ravioli, que gravou um vídeo em que derrota o carrasco usando apenas uma porta. A gravação tem pouco mais de 14 minutos e mostra Leon “driblando” e batendo a porta no monstro várias vezes.

3. Protótipo reciclado

Uma das versões de testes de Resident Evil 4 está por trás do desenvolvimento do primeiro Devil May Cry. Apesar de a jogabilidade do protótipo ter ficado muito fora da realidade da franquia dos jogos de terror, investindo em combates frenéticos e movimentos de câmera dinâmicos, a Capcom decidiu reciclar a ideia e acabou criando a famosa aventura de Dante.

4. Un forastero!

A maior parte da aventura de Resident Evil 4 ocorre em uma vila hispânica, então os inimigos do jogo sempre gritam frases em espanhol quando estão por perto. Apesar de genéricas, muitas dessas frases servem para indicar que Leon foi enxergado por alguém e ficaram marcadas na memória dos jogadores. Para nós, brasileiros, não é difícil decifrar a maioria dos recados dos inimigos. A emblemática frase “Detrás de ti, imbecil!”, por exemplo, era usada para avisar quando Leon estava de costas para uma ameaça.

5. Dublado em português

No Brasil, RE4 foi um dos jogos de PlayStation 2 mais populares do mercado. Mesmo sem ter nenhuma parte de seu conteúdo traduzido para o português brasileiro, o jogo foi responsável por apresentar a franquia para muitos jogadores daqui e criou uma comunidade que ainda investe tempo no jogo da Capcom. Prova disso é um mod que adiciona textos traduzidos e falas dubladas à versão de RE4 para computador. Também é possível encontrar versões modificadas para o PlayStation 2.

6. Exclusividade temporária

A ideia da Capcom era lançar Resident Evil 4 como um exclusivo do GameCube. O jogo chegou ao console da Nintendo no começo de 2005 e o produtor Shinji Mikami disse que “cortaria a própria cabeça” se o game fosse lançado em outra plataforma. A promessa ousada virou piada em outubro do mesmo ano, quando o jogo de terror e sobrevivência da Capcom chego

... u ao PlayStation 2. Mesmo tendo gráficos e texturas de menor resolução no videogame da Sony, o título foi bem recebido pelo público.

7. Disponível em várias plataformas

Depois de quebrar seu contrato de exclusividade com o Gamecube e se tornar um sucesso no PlayStation 2, Resident Evil 4 foi lançado em muitas outras plataformas. Atualmente, o jogo está disponível em 12 videogames diferentes e pode ser aproveitado até no celular. A versão disponível para Android e iPhone (iOS) usa o mesmo enredo e personagens, mas é muito mais simples que as dos consoles de mesa.

8. Dubladora de Bob Esponja

Em Resident Evil 4, Ashley Graham é filha do presidente dos EUA e está sendo procurada por Leon. A personagem acompanha o protagonista em alguns momentos do jogo e ficou conhecida por seu comportamento irritante, já que está sempre pedindo a ajuda do herói com gritos um tanto quanto agudos. Quem deu voz para a jovem universitária foi Carolyn Lawrance, que trabalhou em vários programas de televisão. No desenho animado Bob Esponja, a atriz dublou a personagem Sandy.

9. Polêmica com nacionalidades

Alguns jogadores não gostaram de ver Leon enfrentando moradores infectados em Resident Evil 4. As críticas sugeriam que o jogo estava promovendo uma abordagem racista porque as primeiras fases mostravam o agente norte-americano matando hordas de pessoas hispânicas. A polêmica acabou esquecida porque o jogo tem outros tipos de inimigos e justifica a ligação da aventura com a zona rural da Espanha.

10. Quem é o mercador?

Uma das figuras mais marcantes de RE4 nem nome tem. Estamos falando do Mercador, que sempre aparece em lugares inusitados e vende todo tipo de arma para Leon. Muitas teorias foram construídas ao redor da identidade misteriosa desse homem, que costuma ser lembrado por sua voz marcante e frases como “What are you buying?” e “Come back anytime”. Vale lembrar que tanto Leon quanto o Mercador foram dublados pelo ator Paul Mercier.

Resident Evil 0 HD, vale a pena baixar para PC? Opine no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.