O mês de janeiro teve como destaque a notícia de novos recursos que chegam ao Instagram em 2019. A rede social prepara um pacote de novidades para ampliar as possibilidades dos Stories e novos adesivos para edição das imagens e vídeos. As novas ferramentas da rede social chamaram atenção dos leitores do TechTudo e a matéria ocupa o primeiro lugar entre os assuntos da editoria de Softwares.

O período também foi marcado por avanços que produziram tecnologias bizarras, como a evolução das deepfakes, o uso da realidade aumentada e outros produtos estranhos, que já estão assimilados, como pedir corridas no Uber. Além disso, foram destaques a queda do site da Xiaomi por conta de buscas relacionadas ao Coronavírus e formas seguras de compartilhar imagens na web. Confira na lista a seguir, as dez matérias da editoria de Software mais lidas no TechTudo em janeiro.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Seis funções aguardadas para o Instagram em 2020

O Instagram costuma trazer novas funções com frequência. Em 2020, ao que tudo indica, não será diferente. Segundo a engenheira Jane Manchun Wong, que é famosa por antecipar updates de redes sociais, a equipe do app está trabalhando em novos modos para a câmera, listas inteligentes e efeitos que usam realidade aumenta.

Os usuários, por sua vez, aguardam ansiosamente as novidades da ferramenta. Pensando nisso, preparamos uma lista com os seis updates mais aguardados do Instagram para 2020. Entre as possibilidades destacadas por Wong, estão o modo "Poses" que simula uma cabine fotográfica antiga. Outros possíveis recursos são o modo de fotos sugeridas e adesivos de eventos.

2. Seis coisas tecnológicas bizarras da última década

No mês de janeiro, fizemos uma retrospectiva com as seis coisas tecnológicas mais bizarras da última década. O avanço tecnológico vem proporcionando grandes surpresas em dispositivos e sistemas inovadores. No entanto, certas invenções podem causar estranhamento inicial, como nos casos das assistentes virtuais que conversam com o usuário, montagens de vídeos no estilo deepfake e o uso de realidade aumentada para visualizar efeitos virtuais - como no caso do game Pokémon Go.

Outras tecnologias, entretanto, foram rapidamente assimiladas pela população das grandes cidades, como pedir carros usando aplicativos para celular. Seguindo esse compasso, temos o avanço das moedas virtuais, como no caso do bitcoin. O panorama atual é de que hajam mais de 16 milhões em circulação, tudo isso, baseado em softwares que executam cálculos criptografados que podem garantir mais segurança contra hackers.

3. Coronavírus faz loja da Xiaomi sair do ar

O medo do novo Coronavírus fez com que chineses ampliassem buscam por máscaras cirúrgicas. Com isso, a loja online da Xiaomi, chamada de Youpin, foi um dos principais sites acessados no país por comercializar o item de saúde. Após o e-commerce iniciar anúncios com lotes de máscaras, o site obteve grande fluxo de acesso, culminando na sobrecarga do servidor que causou a queda do site por alguns minutos.

Além de oferecer as máscaras em promoção, a gigante chinesa realizou uma doação de 300.000 yuans (cerca de R$ 182 mil em conversão direta). O material foi enviado para regiões em quarentena, como a cidade de Wuhan, que foi o epicentro da epidemia do Coronavírus.

4. Cinco formas de compartilhar fotos privadas pelo PC

Compartilhar fotos pela Internet é um procedimento que requer certos cuidados para que arquivos pessoais sejam interceptados por pessoas mal intencionadas. Pensando nisso, preparamos uma lista com cinco formas de compartilhamento onde a privacidade é garantida. Para est

... a finalidade, destacamos plataformas famosas como o Google Fotos, WeTransfer, Flickr e Dropbox. Todos possuem funcionalidades que permite aos usuários oferecer a visualização e download das imagens apenas para pessoas autorizadas.

Fechando a lista, está um serviço não muito conhecido, mas igualmente eficaz. O Smash permite enviar gratuitamente imagens pesadas sem realização de cadastro. A plataforma também não impõe limite de upload, como acontece em seus principais concorrentes.

5. Sete curiosidades sobre o Instagram

Outro destaque do mês foi a matéria com sete curiosidades sobre o Instagram, que inclui desde a co-criação pelo brasileiro Mike Krieger até a venda da rede social para o Facebook. A plataforma de compartilhamento de fotos tem o Brasil com um de seus principais mercados. Em 2019, o Instagram contava com 72 milhões de perfis brasileiros, o que tornou nosso país o terceiro com o maior número de usuários.

Além disso, muitos usuários têm utilizado a rede para paquerar, mas de forma diferente de como acontece no Tinder. As funcionalidades de curtidas em fotos antigas e a possibilidade de iniciar um chat privado vem chamando atenção de pessoas que buscam novos "matches". Fecham a lista a grande popularidade dos Stories, perfis dedicados para estudos e a informação que a rede pode ser nociva para a saúde mental dos usuários.

6. Dez funções pouco conhecidas do Instagram

Mesmo sendo uma das redes sociais mais utilizadas do mundo o Instagram pode reservar alguns segredos aos usuários. A plataforma, em suas versões para iPhone (iOS) e Android, traz uma série de recursos pouco explorados, como as opções para silenciar pessoas, as tags de nome, a possibilidade de seguir hashtags e logar várias contas no mesmo aplicativo.

Há recursos que, inclusive, podem ajudar pessoas a melhorar a qualidade de suas fotos, como a plataforma para encontrar novas filtros para usar nos Stories. Pensando nessas possibilidades, preparamos uma lista com os dez recursos pouco explorados por usuários do Instagram.

7. Site para encontrar parceiros para troca de casais

O site Swapfinder, que oferece opção gratuito e versão exclusiva para assinantes, foi desenvolvido para praticantes de swing. Ao criar uma conta no site, é possível usar os recursos internos para encontrar pessoas próximas, visualizar transmissões de vídeo ao vivo, conversar e marcar encontros. O site ainda conta com grupos de discussão e opções para usuários premium que permitem, entre outras coisas, acessar o perfil completo de outros membros e visualizar visitas ao perfil.

8. Funções exclusivas de rivais do Gmail

Ao longo dos anos, o Gmail tem se estabelecido com um dos principais gerenciadores de e-mails da web, porém seus principais rivais seguem lançando recursos exclusivos e chamando a atenção de usuários mais exigentes. Esse é o caso do Outlook, que foi aprimorado pela Microsoft para oferecer ferramentas como calendário, agendas de contatos integrados e caixa de entrada prioritária. Há ainda outras opções, como o Spark, desenvolvido para usuários com grande tráfego de mensagens e conta com versões para dispositivos móveis.

Também há outras opções como o ProtonMail, Tutanota e o iCloud, da Apple. A lista completa mostra em detalhes o diferencial de cada um dos serviços.

9. Ilusão de ótica na web confunde usuários

As ilusões de ótica costumam chamar a atenção do público na Internet e, dessa vez, uma imagem com setas azuis e rosa causou repercussão por produzir um efeito visual de movimento. Entretanto, tudo não passa de um truque com a ponta das setas no gráfico. O segredo está quando a ponta das setas apontam para dentro do gráfico. Nesse momento, uma ilusão é criada a partir da alternância das extremidades do desenho.

Após popularizar na web, a imagem foi identificada como sendo criada pelo artista italiano Gianni Sarcone, um especialista em ilusões de ótica. Sarcone, no entanto, criou a obra como uma variante de um desenho do psiquiatra alemão Franz Müller-Lyer datada de 1889.

10. Deixar de seguir pessoas que não interagem com você no Instagram

Um recurso pouco conhecido de usuários do Instagram pode ajudar a realizar uma faxina nos seguidores. Disponível no app para iPhone e Android, a opção mostra as pessoas que menos interagem com seu perfil. A ferramenta usa o algoritmo interno da plataforma para identificar a baixa interatividade entre contas conectadas. Dessa maneira, é possível saber se um amigo assiste seus Stories, publica comentários ou curte seus posts.

Como colocar música no Instagram? Veja dicas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.