O Warcraft 3 Reforged é um relançamento para PC da Blizzard que marca o início de 2020 em grande estilo. O game foi um dos maiores sucessos da empresa no início do atual milênio e até hoje é lembrado como um dos melhores títulos do gênero de estratégia em tempo real já feitos. O sucesso não é ao acaso, já que ele também originou World of Warcraft – talvez o mais bem-sucedido MMORPG de todos os tempos, ainda em funcionamento e com formato pago. Mas o que esperar desta nova versão? É um remake ou um remaster? Vale a pena comprar, mesmo tendo o original? Acompanhe o review do TechTudo com a análise completa de Warcraft 3 Reforged para saber.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A Blizzard entende sua importância

Um ponto que é inegável em relação à Blizzard é que, hoje, ela é uma das empresas mais importantes da atualidade em relação aos games. Vale lembrar que a marca conseguiu se reinventar há alguns poucos anos, lançando novos títulos como Hearthstone, Overwatch e Heroes of the Storm, deixando de lado a necessidade de “depender” apenas de World of Warcraft e suas expansões. Mais do que isso, ela vai além: a Blizzard entende sua importância.

Entender isso é, em parte, a explicação para o sucesso de um jogo como Warcraft 3, o original. Continuação natural dos dois anteriores, o título foi o primeiro da saga a usar gráficos totalmente 3D e a agradar aos fãs, em uma época que esse tipo de inserção tecnológica ainda não era tão bem recebida em jogos de estratégia em tempo real.

Mas Warcraft 3 foi lá e conseguiu. Não só por apresentar gráficos verdadeiramente bons, mas por conta de seus personagens marcantes, narrativa incomparável e, principalmente, por uma jogabilidade muito afinada com o que os jogadores da época queriam. Trata-se de uma experiência bem completa em termos de estratégia em tempo real e com cenário medieval de fantasia.

O mais importante é que, atualmente, em Warcraft 3 Reforged tudo isso se mantém. É sempre interessante analisar jogos que são relançamentos “puros” de clássicos, pois normalmente eles vêm com poucas mudanças. Para Warcraft 3 Reforged isso é verdade em alguns aspectos. O jogo original está intacto lá, de toda a forma como ele foi elogiado pelo público e crítica em sua época, em especial pela jogabilidade. Mas quem disse que não tem espaço para novidade?

E o que tem de novo?

Warcraft 3 Reforged tem alguns elementos inéditos pontuais, mas que foram muito bem colocados. A Blizzard claramente quer dar uma boa atenção ao seu produto, e isso inclui atualizações frequentes e espaço para usá-lo no cenário de esportes eletrônicos. Isso fica claro quando você nota que Warcraft 3 Reforged tem bastante opção de personalização de partida e também quando a produtora diz que pode lançar novos personagens em atualizações, mais ou menos da forma que fez com StarCraft 2, durante muitos anos.

Outra boa novidade é a inclusão de skins para os personagens. Afinal, quer algo mais moderno para jogos atuais do que skins para personagens? Moda que cresceu com Mobas e outros games de multiplayer, como o próprio Overwatch, as skins dão outra aparência aos heróis durante o combate e aumentam a personalização – o que é sempre bom, por mais que o Warcfraft 3 original não tenha isso.

Os gráficos foram, sim, renovados, mas as mudanças não são tão sentidas, dependendo da configuração do seu computador. Apesar de Warcraft 3 Reforged ser um “Novo jogo velho”, ele exige uma máquina potente, como processadores Intel i3 ou 4GB de memória RAM – bem distante dos 128MB que o original pedia, há mais de 15 anos. Isso sem falar nos 30GB que ele quase vai abocanhar do seu armazenamento. No fim das contas, passa-se a impressão de que Warcraft 3 R

... eforged foi mal otimizado, pois poderia ter sido lançado com configurações bem mais brandas.

Ainda assim, retornando ao que já citamos, a Blizzard entende sua história e permite que o game alterne entre gráficos modernos e os clássicos. Isso só demonstra o quanto mais ele poderia ter sido otimizado para rodar adequadamente.

Outras novidades

Warcraft 3 Reforged se completa com outras inclusões “menores”, como o idioma totalmente em português, incluindo a dublagem. Esta seria uma grande novidade por ser a primeira vez que ouvimos Warcraft 3 em português, mas hoje todos os jogos da Blizzard já saem com este padrão, então não é nada além do esperado.

Também há pequenas adições e mudanças em diálogos e acontecimentos da campanha, para deixar tudo mais coerente em relação à história de World of Warcraft – que foi a continuação oficial de Warcraft 3. Além disso, há modificações e editor de mapas – e nesse ponto nasce mais uma polêmica envolvendo Warcraft 3 Reforged.

Acontece que, no Reforged, tudo que é criado pelos fãs dentro do jogo fica sob posse da Blizzard, o que desagradou um pouco a comunidade. A medida é compreensível: foi no Warcraft 3 que nasceu o Dota original – que, por sua vez, deu origem a jogos comerciais como League of Legends (LoL) e Dota 2. Ainda assim, tal novidade foi um pouco vista como “antipática” por parte de uma boa porção de jogadores.

Porém, não é uma função que todo mundo vai usar, já que Reforged entrega bem seus modos de campanha e multiplayer – que, aliás, deve ser o principal atrativo do jogo durante muitos anos, em especial pelo cenário competitivo, como já citamos. O modo online funciona muito bem e permite embates emocionantes, com a participação de vários jogadores.

Conclusão

Warcraft 3 Reforged é uma boa releitura de um clássico, por mais que algumas novidades não agradem tanto. O jogo também não é tão bem otimizado em termos de configurações necessárias, mas faz seu serviço direitinho para o lado gráfico e de design. O resto é “chover no molhado”. O Warcraft 3 original já era excelente em todos os aspectos e isso só se reforça nesta nova versão.

O multiplayer, em especial, deve ser um enorme atrativo para quem busca desafios, mas a campanha não faz feio, com o nascimento de alguns dos personagens mais importantes para a saga seguinte, World of Warcraft. É o tipo de experiência que você precisa ter, por mais que tenhamos algumas ressalvas sobre ele.

StarCraft e Warcraft: qual é o melhor game? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.