A empresa de segurança ERNW descobriu uma nova vulnerabilidade no Android que é preocupante. Está relacionada com o bluetooth no smartphone e pode ser explorada por alguém que esteja nas proximidades.

Utilize o bluetooth no smartphone? Então pense duas vezes

As consequências desta vulnerabilidade podem levar ao roubo de informações pessoais ou à injeção de malware no smartphone. Para piorar as coisas, esta falha pode ser explorada sem a intervenção do utilizador, desde que o Bluetooth esteja ativado.

Os testes da ERNW revelaram que os dispositivos afetados são os que executam o Android 8 e 9. Entretanto as versões mais antigas do sistema operativo também podem estar vulneráveis. No entanto, a empresa de segurança não conseguiu avaliar esse impacto.

Em dispositivos que estão a executar o Android 10, essa vulnerabilidade não pode ser explorada. Isto ocorre devido a alguns pormenores técnicos que bloqueiam o Bluetooth em caso de tentativa de ataque.

Outra forma de estar protegido contra este problema é instalar a atualização de segurança de fevereiro de 2020 no seu smartphone. No entanto, como acontece na situação anterior, esse cenário não depende dos utilizadores, mas dos fabricantes e das suas políticas de atualização.

Para aproveitarem esta vulnerabilidade, os criminosos necessitam de estar fisicamente próximos do smartphone. Para que tudo seja possível, têm de descobrir o endereço MAC.

Na impossibilidade de ter o Android 10 ou a atualização de segurança de fevereiro instalada, existem algumas coisas que pode fazer. Como refere a empresa de segurança ERNW, só deve ativar o Bluetooth quando necessário.

Além disso, não deve tornar o seu dispositivo visível para outras pessoas. Se os utilizadores mal intencionados não souberem que o seu smartphone está com o Bluetooth ativado, será impossível explorar essa vulnerabilidade.

Em resumo, se não tiver acesso às atualizações mais recentes do Android, faça uma utilização inteligente do Bluetooth. Dito isto, deve evitar comportamentos de risco que, neste caso, apenas tenham o smartphone com bluetooth ativo e visível para todos os que estão por perto.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.