A TIM conta com uma ferramenta online que mapeia a cobertura de rede 4G em todo o território brasileiro. Atualmente a companhia está presente em 3.477 cidades com rede de quarta geração e 3.283 cidades com a rede 3G, segundo a empresa informou ao TechTudo. O mapa de cobertura pode servir como referência para saber se a rede está disponível, qual a intensidade e se há planos para a instalação de uma antena na região. Através dos resultados no mapa, usuários podem conferir quando a cobertura é total ou parcial em sua cidade ou em localidades próximas.

O procedimento foi realizado pelo PC, mas a ferramenta funciona parcialmente quando acessada por navegadores de celulares Android e iPhone (iOS). As legendas do mapa, por exemplo, não ficam visíveis no celular, o que pode impedir a compreensão da abrangência do sinal nas regiões pesquisadas.

Passo 1. Acesse o site da ferramenta em tim.com.br/para-voce/cobertura-e-roaming/mapa-de-cobertura e digite o CEP da região que deseja pesquisar.

Passo 2. Para iniciar a busca, clique sobre o ícone de lupa ao lado da barra de pesquisa.

Passo 3. Certifique-se que o filtro "4G" está selecionado no menu acima do mapa de cobertura.

Passo 4. O mapa apresentará um recorte no mapa com a região definida pelo CEP utilizada na busca. A ferramenta apresenta legendas que ajudam a compreender melhor como a tecnologia atua na região. Locais em azul possuem cobertura total, áreas em turquesa contam com sinal parcial e pontos em branco no mapa estão atualmente sem cobertura.

Passo 5. Para ampliar o recorte e visualizar além da região selecionada, use os botões "+" e "-" na lateral direita da tela. Dessa maneira, é possível conferir como está o sinal em cidades próximas.

Passo 6. A ferramenta também permite visualizar detalhes sobre as antenas e saber se o sinal está realmente liberado em sua região. Para isso, clique sobre a opção "Tipos de Antenas" no menu acima do mapa.

Passo 7. Clique sobre o filtro "Ativas e Recém instaladas" para

... que o sistema insira no mapa os ícones referentes aos tipos de antenas. A ferramenta também disponibiliza informações sobre locais que passaram a contar recentemente com o sinal.

Passo 8. Clique sobre o filtro "Planejadas (Novas ou Ampliação)" dentro da escolha com tipos de antenas. Feito isso, serão indicados com pontos amarelos os locais onde o sinal 4G da TIM chegará em breve.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.