Como melhorar a performance de um PC antigo!? Novo CPU? Mais RAM? – Ontem à noite recebi uma mensagem de um amigo a perguntar o que raio pode fazer pelo seu PC, que infelizmente já não se aguenta à bomboca nas suas sessões de jogo. Pois bem… Isto deu-me uma ideia para um artigo!

Afinal de contas, o que podemos fazer por um PC ‘velhote’ que já não consegue dar conta do recado, mas que ainda tem espaço para crescer com alguns upgrades?



Pois bem, no caso do meu amigo estamos a falar de um PC baseado num CPU Intel i5-4690, com 8GB de RAM e uma placa gráfica GTX 1050. Ou seja, estamos a falar de uma máquina de 2014 que não é de todo terrível, mas que também já não serve para quem gosta de jogar a sério em 2020.

Dito tudo isto, neste caso a solução até é bastante simples. A build dele já tinha um SSD de 2.5”, por isso, sugeri a compra de mais 8GB de RAM, bem como a atualização da placa gráfica para uma RX 5600 XT ou GTX 1660 Ti. (Não existe bottleneck com o i5-4690, visto ser um processador quad-core ainda bastante recente.)

Resumindo, por qualquer coisa como 300/400€, este PC irá deixar de ser um idoso deslavado… Para se transformar numa máquina super competente capaz de correr todo e qualquer jogo.

Ok… Até aqui tudo bem, e se tiver um PC bem mais antigo que esse? Vamos imaginar uma máquina baseada no socket LGA775 da Intel? (PC de 2007!)

A coisa já complica um bocadinho nesta situação… Vamos imaginar uma board GIGABYTE GA-EP45-UD3P com 8 GB de memória RAM DDR2 800MHz (4x2GB), um CPU Core 2 Quad Q6600, placa gráfica GTX 8800GT e ainda um HDD de 500Gb.

Aqui não podemos fazer a mesma magia que fizemos em cima, mas podemos facilmente mudar o CPU para um mais competente Q9650. Mudamos a RAM para algo como 8GB (2x4GB) de memória Corsair Dominator 1066MHz ou equivalente. E claro, metemos um SSD 2.5” SATA neste menino para lhe dar uma nova vida.

Quanto à placa gráfica, não aconselho gastar muito dinheiro num GPU recente para esta máquina! Porque nunca irá conseguir tirar toda a performance que este poderá oferecer.

Ainda assim, pode optar por uma GTX 750 Ti ou 950 Ti, que lhe irá oferecer uma performance bastante satisfatória sem gastar muito dinheiro. Contudo, também poderá comprar algo um pouco melhor já a pensar em mais tarde dar o salto para um PC mais recente, ou seja, pode comprar uma placa decente para depois a utilizar na nova máquina.


Como melhorar a performance de um PC antigo!? Novo CPU? Mais RAM? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.