Pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, desenvolveram uma lente capaz de transformar qualquer smartphone em um microscópio. A peça, que não precisa de  complementos para se encaixar à câmera do celular, tem um custo de produção de apenas US$ 0,03 (cerca de R$ 0,09) e consegue ampliar em até 120 vezes uma imagem.

Novo iPhone pode ter duas câmeras, com uma teleobjetiva, mostra patente

'Superlente' pode ser acoplada em qualquer smartphone sem precisar de acessório adicional (Foto: Divulgação/ Universidade do Texas)

Ao contrário das lentes comuns que utilizam uma série componentes, muitas vezes caros, como vidro e plástico, a "superlente" desenvolvida pelos cientistas usa apenas uma matéria prima: polidimetilsiloxano (PDMS). O PDMS, que tem sido usado há anos em pesquisas médicas, é transparente e possui consistência parecida com mel, mas quando aquecido fica em estado sólido.

Ao estudar o componente, o grupo liderado pelo pesquisador Wei-Chuan Shih, percebeu que o material tinha a curvatura que poderia ser usado para desenvolver uma lente pequena, mas com grande capacidade de ampliação.

Em testes, os pesquisadores disseram conseguir equiparar o uso da lente no smartphone a um microscópio Olympus IX-70 ajustado para ampliar a imagem em 100 vezes. Com a criação de um aplicativo, o celular poderá melhorar ainda mais a ampliação da imagem.

Foto de parasita tirada com a lente de PDMS (Foto: Reprodução/Youtube)

O uso do acessório pode ajudar escolas que não têm condições de comprar um microscópio convencional. Além disso, os pesquisadores têm interesse em que o acessório sirva para diagnósticos médicos preliminares e também na engenharia.

Qual é a melhor câmera digital semiprofissional? Opine no Fórum d

... o TechTudo

O processo de produção ainda é bem artesanal, utilizando um equipamento parecido com uma impressora jato de tinta modificada. A lente fica presa na câmera do smartphone por uma espécie de adesivo.

Para chegar ao mercado o acessório precisará passar por mais testes. Além disso, é preciso desenvolver uma máquina capaz de acelerar a produção. A lente ainda não tem data de lançamento e nem preço definido.

Via CNBC e Science Daily



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.