A agência de notícias Reuters anunciou o seu primeiro protótipo para a criação de um apresentador de TV totalmente orientado por inteligência artificial. Completamente automatizado, o repórter virtual foi criado para o noticiário esportivo e é capaz de fazer comentários sem nenhum script, edição ou produção humana. O projeto, divulgado em 7 de fevereiro, está sendo desenvolvido em parceria com a start-up londrina Synthesia.

O novo sistema utiliza inteligência artificial para agregar imagens pré-gravadas de um jornalista humano a boletins noticiosos completamente inéditos. A técnica se assemelha à empregue nos vídeos deepfake, em que a IA reconhece expressões e movimentos a partir de um banco de dados com imagens que mostram vários ângulos do rosto da pessoa. Nesse caso, o apresentador gravou uma série de falas sobre a Premier League, campeonato inglês de futebol.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

"Primeiramente, usamos um algoritmo para combinar a fotografia e os relatórios da partida em tempo real com um feed de dados minuto a minuto do que aconteceu no jogo", explicou Nick Cohen, chefe de notícias da Reuters, em entrevista à revista Forbes. Segundo ele, o mecanismo permite criar um roteiro sobre qualquer notícia.

Veja também: como usar Memojis no WhatsApp

"Em segundo lugar, trabalhamos com a Synthesia para filmar nosso editor de esportes e usamos sua tecnologia para criar uma versão dele gerada por inteligência, que pode 'ler' qualquer versão do roteiro dentro dos parâmetros definidos", completou Cohen.

Em comunicado oficial, a Reuters afirmou que o protótipo é apenas uma "prova de conceito", com o objetivo de mostrar o potencial dos serviços de notícias em tempo real quando aliados à tecnologia de inteligência artificial. Segundo a agência, o sistema ainda está em fase de protótipo e tem sido usado apenas para reportar notícias sobre partidas de futebol.

No entanto, Cohen não descarta a possibilidade de implementação da tecnologia em larga escala e em outras áreas além do esporte. "Embora o projeto ainda seja um protótipo, estamos realmente empolgados em explorar novas maneiras

... de usar imagens, relatórios e feeds de dados em tempo real para alimentar novos tipos de experiências de notícias impulsionadas pela IA", disse à Forbes.

Via Forbes e Reuters

Qual é o melhor editor de fotos? Deixe a sua opinião no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.