A AMD tem feito um esforço brutal na integração de novas funcionalidades no seu pacote de drivers Radeon Adrenalin nos últimos anos. Um esforço tão grande, que vários especialistas já vieram a público que as placas AMD Radeon valem a pena apenas e só pela sua suite de drivers.

Ainda assim, depois de vários anos em que a AMD foi alvo de elogios por parte da comunidade, ao trazer melhorias de performance versão após versão, onde até placas gráficas no mercado há mais de 2 anos começaram a subir nos rankings. A coisa não está a correr muito bem com as recentes placas RX 5000 Navi, visto que ainda temos um monte de problemas associados ao software que acompanha as placas gráficas da empresa…



Algo que infelizmente irá acabar por manter potenciais clientes afastados de uma fabricante que precisa urgentemente de fazer pressão na NVIDIA.

A AMD oferece uma suite brutal na forma da Radeon Adrenalin, mas as drivers propriamente ditas estão a ser uma vergonha!

Portanto, caso não saiba, muitos dos compradores das recentes placas gráficas Navi estão a ter alguns problemas com os seus PCs. Afinal de contas, as primeiras placas baseadas nesta arquitetura chegaram às prateleiras há qualquer coisa como 7 meses. Ainda assim, ainda existem vários problemas nas drivers que são completamente inaceitáveis nesta altura do campeonato.

Basta fazer uma visita ao subreddit da AMD para ler vários relatos de utilizadores que não estão a ter a melhor experiência de sempre com as suas RX 5000.

Aliás, posso dizer em primeira mão que até a minha RX 5700 XT já deu alguns problemas pontuais graças às drivers. Nada de muito grave, mas é chato não ter 100% de confiança no sistema.

Dito isto, o problema mais grave é mesmo o ‘Black Screen’, algo que já tive a oportunidade de ver a acontecer à minha frente. Sendo algo que a AMD ainda não conseguiu isolar, visto acontecer de forma completamente ‘random’. No meu caso, foi na entrada de um jogo de League of Legends, em que simplesmente fiquei com o ecrã preto, apesar de conseguir ouvir tudo e falar no Discord sem problemas. Só me aconteceu uma vez, prontamente desinstalei tudo com o DDU e atualizei o software para a sua versão mais recente.

Quanto a este caso, a AMD continua a sua investigação, mas ainda não temos qualquer correção 100% eficaz para o problema.

Obviamente que a NVIDIA também tem problemas com as suas drivers. No entanto, parece que a maioria dos bugs relacionados com as placas ‘Turing’ foram resolvidos de forma atempada. Assim, na luta contra a NVIDIA, em que todas as placas RX 5000 têm o objetivo de oferecer mais performance a um preço mais baixo, seria importante conseguir resolver estes problemas pontuais, porque com problemas, talvez seja melhor ideia pagar mais 50€ para ter uma placa mais confiável.

Curiosamente, a NVIDIA até decidiu começar uma guerra de preços com a AMD no início de 2020, logo após o lançamento da recente RX 5600 XT, ao trazer a RTX 2060 para os 299$. Por isso, toda a vantagem da AMD no mercado pode simplesmente desaparecer se a NVIDIA quiser.

Em suma, estes bugs de drivers metem muita pressão em cima da AMD, visto que podem afastar os consumidores das suas recentes placas RX 5000. Aliás, até as placas integradas podem ser afetadas por estes problemas, por isso, é imperativo para a fabricante resolver a situação o quanto antes. Muito resumidamente, esta não é a altura de fraquejar à frente da NVIDIA!


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.