Atualmente, jogamos cada vez mais nos nossos smartphones Android. A razão é simples. Os gráficos estão cada vez melhores e isto faz toda a diferença. Ainda assim, há espaço para muito mais evolução. Na realidade não entendo como é que diversos títulos não estão melhores, sendo os dispositivos móveis máquinas tão poderosas. Agora há uma novidade na Play Store e no Android que está a caminho e vai fazer ainda mais a diferença.

Novidade na Play Store permite jogar antes do download acabar!

Entretanto, quando se tratam de muitos jogos é completamente normal que eles levem mais tempo a fazer o download. Isto pode ser irritante, especialmente se quisermos testar rapidamente um novo jogo ou se não tivermos muito tempo para esperarmos que o download fique completo. Ora a Google parece ter pensado nisso ao desenvolver um novo sistema de ficheiros, chamado Incremental File System. Em português, Sistema Incremental de Ficheiros. Na prática vai permitir que um jogo seja lançado, mesmo antes de todos os dados serem descarregados para um dispositivo.

Podemos ler na documentação da Google no LWN.net a definição da nova funcionalidade. O Incremental File System é um “sistema de ficheiros virtual para fins especiais do Linux que permite a execução de um programa enquanto os seus ficheiros binários e funcionalidades ainda estão a ser descarregados lentamente através da rede, USB etc.”. Isto significa simplesmente que, para iniciar qualquer aplicação Android de grandes dimensões, é necessário fazer o download de algum conteúdo e os dados restantes podem continuar a ser descarregados enquanto a aplicação já foi iniciada.

Infelizmente, também foi mencionado que, por vezes, pode ser necessário que a aplicação espere por algum bloco de dados importante que ainda não foi descarregado. Ou seja, o utilizador pode ter de enfrentar uma pequena pausa. Ainda assim, os casos serão muito raros e assim as aplicações podem ser logo executadas sem qualquer problema.

Entretanto, o conhecido site XDA Developers não espera que esta funcionalidade esteja disponível no Android 11 e provavelmente será implementada antes do Android 12 em 2021.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.