O Google liberou a primeira prévia para desenvolvedores do Android 11 nesta quarta-feira (19). A edição antecipa recursos e funcionalidades que devem aparecer na edição final do sistema operacional, como melhor controle de permissões a aplicativos, bolhas para mensageiros, performance aprimorada em redes 5G e mais.

A prévia pode ser instalada manualmente apenas em celulares da linha Pixel. Bastante direcionada a desenvolvedores, a edição não conta com mudanças perceptíveis na interface gráfica e apresenta alterações que impactam o funcionamento do sistema de forma mais discreta. Confira a seguir algumas das novidades mais perceptíveis e que podem afetar o cotidiano dos usuários do Android 11.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Ativação do modo escuro em horários específicos

O Android 10 já traz suporte à ativação do chamado modo escuro em toda a interface do sistema, mas o recurso funciona apenas de forma manual. A novidade introduzida na prévia do Android 11 é o suporte a um recurso de agendamento: quem preferir, pode configurar um horário para que o celular automaticamente alterne entre as interfaces escura e clara.

O recurso é simples e não chega a ser propriamente inédito, já que marcas como a Samsung criaram por conta própria métodos que permitem que o usuário defina horários de ativação e desativação da interface escura em modelos com Android 10.

2. Silenciar notificações durante gravação de vídeos

Outra novidade do Android 11 é a possibilidade de impedir que aplicativos interrompam a gravação de vídeos com notificações que fazem o celular produzir sons e vibrar. A princípio, essa nova capacidade fará parte das configurações do app de câmera e poderá ser ativada pelo usuário. Com o recurso ligado, a câmera irá impedir que outros aplicativos emitam notificações e prejudiquem a realização de um vídeo ou o clique de uma foto.

3. Novos recursos para conversas

A prévia do Android 11 vem com uma série de novidades relacionadas a aplicativos de mensagens. Uma das mudanças mais significativas é a capacidade de responder mensagens diretamente pelas notificações, que passam a contar com uma área dedicada chamada de "Conversations". Com a novidade, se torna possível manter conversas e responder a contatos de apps diferentes por meio da área de notificações, sem nunca precisar abrir os respectivos aplicativos.

O recurso também permite o envio de imagens e vídeos pela estrutura: dessa forma, torna-se possível enviar uma captura de tela ou uma fotografia para o contato direto pela notificação, sem precisa acessar o app. Para funcionar, o aplicativo de conversas em questão precisa suportar o copiar e colar imagens.

Outra novidade são as bolhas para todos os apps de conversa. De forma similar ao Messenger do Facebook, aplicativos como WhatsApp e Telegram poderão tirar proveito da bolha flutuante sobre a tela para tornar o acesso a conversas mais prático.

4. Restrições de acesso ao armazenamento

Outra funcionalidade que estreia na prévia e que encontra paralelo no iOS da Apple, é um recurso que faz com que apps instalados no smartphone não sejam capazes de “enxergar” a estrutura de diretórios do sistema. A medida tem relação com segurança e privacidade, mas também deve facilitar o controle do espaço interno para dados, já que os aplicativos passam a ser capazes de apenas acessar suas pastas próprias.

5. Autorizar permissões apenas uma vez

O controle granular das permissões de acesso a recursos do celular por parte de apps ganhará ainda m

... ais um nível de controle. A partir do Android 11, o usuário poderá definir algumas permissões, como acesso à câmera e localização por GPS, apenas durante o uso do app naquela vez específica.

Nesse modelo, as permissões são revogadas assim que você deixa de usar o aplicativo. Caso retorne ao app num outro momento, terá de permitir novamente o acesso a esses recursos. A ideia é fortalecer o controle a acesso a ferramentas que podem acabar comprometendo a privacidade do usuário, como câmera, microfone e geolocalização. A contrapartida é a necessidade de reativar manualmente as permissões sempre que usar os apps afetados.

6. Gravação nativa de tela

As versões customizadas do Android de alguns fabricantes já oferecem um recurso parecido de gravação de tela. No entanto, a função ganha suporte nativo na prévia liberada pelo Google. O recurso ficará disponível na bandeja de configurações rápidas do sistema, com um botão que inicia a gravação e que também permite interrompê-la.

Quando a gravação é encerrada, um arquivo de vídeo MP4 é gerado pelo celular. Assim como numa captura estática de tela, o usuário pode visualizar o resultado final imediatamente, ou então compartilhar o arquivo.

Via Android Developers, 9to5Google (1 e 2), Android Authority, The Verge, Android Police (1 e 2)

Como fazer downgrade do Android no Galaxy S9 Plus? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.