Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Já é conhecido o sucessor do Android 10 e também a grande maioria das funcionalidades. Pelo menos, as principais. A Google apresentou assim ao mundo a Android 11 Developer Preview com diversas novidades para tornar este ecossistema ainda mais poderoso. De facto é muito interessante vermos a primeira Developer Build a ser disponibilizada alguns meses antes do tempo normal. No entanto, já desconfiávamos que ela estava a chegar. É que a mesma compilação foi vista a correr no Pixel 4 no mês passado. Mais tarde, foi visto no Pixel 2XL há uma semana. Vamos agora descobrir as novas funcionalidades do Android 11.

Funcionalidades do Android 11 são realmente espetaculares!

Juntamente com o suporte para as tecnologias de próxima geração, o foco principal é melhorar a segurança e a privacidade dos dados dos utilizadores. A nova versão do Android 11 chega com novas APIs para melhorar a conectividade, e o suporte para novas tecnologias, como 5G e ecrãs dobráveis. Entretanto, um novo separador para conversas na área de notificações, melhorias nas permissões e muito mais, garantem uma utilização simples e eficaz.

Como referimos aqui também podemos contar com um modo escuro automático, conforme relatado anteriormente.

As bolhas de conversação é um dos primeiros pontos a destacar. Alguns anos depois do Facebook ter introduzido esta novidade no messenger, eis que as bolhas de conversação chegaram ao Android 11. Isto vai permitir que os utilizadores interajam com várias conversas, intuitivamente, melhorando a acessibilidade geral.

Entretanto e ainda no campo das conversas temos um separador especial no painel de notificações para vermos as mensagens mais recentes. Do mesmo modo, também podemos responder de uma forma mais rápido e logo no painel de notificações. A grande novidade é podermos também enviar imagens a partir deste mesmo local.

No entanto, há mais novidades. A segurança é uma grande preocupação para os utilizadores. Assim, passamos a ter permissões únicas para a localização, utilização do microfone e câmara. Isto aumenta, sem dúvida, a privacidade dos utilizadores. Existe também outro ponto importante. Agora não vai ser qualquer app que vai ter a capacidade de aceder à localização da pessoa. Mesmo que a pessoa em questão dê permissão. Será necessário a Google aceitar.

Para além do que já referimos, o Android 11 inclui APIs que oferecem suporte nativo para 5G, dispositivos dobráveis ​​e machine learning. Isto ajuda os fabricantes de dispositivos a desenvolverem smartphones avançados sem dependerem de código de terceiros. Também há suporte para descodificação de vídeo de baixa latência, melhor triagem de chamadas e APIs de rede neural da Google. Também no campo das API temos a possibilidade dos utilizadores silenciarem as notificações enquanto estiver a utilizar a câmara.

Temos também acesso a um menu de partilha melhorado. É algo que já esteve no Android 9, mas que deixou de estar no Android 10. 

O modo escuro de que já falámos aqui, é também uma das novidades.

Para facilitar a interacção, a Google adicionou uma nova opção para aumentar a sensibilidade ao toque no painel de configurações. Assim, o utilizador pode aumentar a sensibilidade ao toque no caso de usar luvas ou protetores de ecrã especiais. É uma funcionalidade bastante útil que ajudará os usuários de várias maneiras.

Outra das características diz respeito ao modo avião. É que agora, mesmo com este modo ativo, podemos utilizar o bluetooth, algo que até aqui não era possível. Isto foi feito para as pessoas poderem continuar a utilizar os seus wearables, como smartbands ou auriculares.

Por fim, há mais uma novidade a destacar que já tinhamos referido na l. O Android 11 deve chegar com ADB sem fios totalmente seguro e terá suporte para gravação de vídeo com tamanho superior a 4 GB.

Resta agora esperarmos por mais versões do Android 11 para perceberemos que mais novidades serão introduzidas.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@l.pt.


Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.