Um avião com peças impressas em 3D é a grande novidade da aviação. É o novo Airbus A350 XWB, que teve mais de mil componentes produzidos com a tecnologia. A empresa americana-israelense Stratasys foi a responsável pela produção e divulgou uma série de detalhes do processo nesta semana.

O que uma impressora 3D é capaz de fazer? Veja lista de objetos

Airbus foi feito com algumas peças impressas em 3D (Foto: Divulgação/Airbus)

O processo foi todo supervisionado pela Airbus, fabricante do avião, para que houvesse a certeza de que a utilização destas peças não fosse prejudicial à aeronave. O trabalho não é recente e a certificação começou em 2013. Tudo foi feito usando uma resina especial e já aprovada pela companhia após muitos testes.

Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Opine no Fórum do TechTudo.

“Do que eu posso me lembrar, é algo inédito em escala. Historicamente, partes impressas em 3D haviam sido usadas em aviões militares e não em jatos comerciais de passageiros”, disse James Woodcock, especialista em impressão 3D da Rapid News, à rede britânica BBC.

Utilizando sistemas de produção FDM 3D, a Stratasys conseguiu fazer mais de mil peças para utilizar na primeira aeronave A350 XWB, que foi lançada ainda em dezembro do ano passado. Elas substituíram peças fabricadas tradicionalmente, aumentando a flexibilidade da produção e tornando mais rápida a criação do avião.

“As companhias têm uma visão de aplicar tecnologias inovadoras para desenhar e fabricar benefícios realmente inovadores. Nossas soluçõe

... s produzem partes complexas em demanda. A Stratasys está ansiosa para usar esta e outras vantagens em colaborações com a Airbus”, afirmou Dan Yalon, vice-presidente executivo da Stratasys.

Os primeiros aviões com a tecnologia foram entregues no final de 2014 e agora eles podem ser utilizados em voos de linhas aéreas como Finnair e Qatar Airways.

Via BBC e Stratasys



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.