A mídia sempre incorporou vários objetos para criar sons únicos para nossas cenas e efeitos sonoros favoritos. A arte de criar esses sons é chamada Foley, na qual os artistas criam sons para combinar com o conteúdo que está ocorrendo. Star Wars usou uma bola de discoteca para criar o som de BB rolando sobre as terras arenosas de um planeta, e um pug foi usado para criar sons alienígenas em Halo: Infinite.

Agora, no mundo surreal de hoje, estamos vendo artistas foley tomando medidas extremas para criar sons simples para videogames. Os cientistas criaram com sucesso um modelo impresso em 3D de uma via aérea que pertence a uma múmia de 3.000 anos chamada Nesyamun. A impressão 3D foi criada colocando Nesyamun em um scanner de tomografia computadorizada para capturar seu trato vocal.

Uma vez criados, esses cientistas conseguiram conectar o modelo 3D a uma laringe eletrônica, capaz de produzir os sons de como era esse padre egípcio. Você pode ouvir os resultados no vídeo incorporado abaixo.

Os sons são perfeitos para a aplicação em um videogame, talvez um título específico da Nintendo para um efeito sonoro "Comando inválido". Imagine jogar qualquer jogo em que esse som possa ser implementado e pensar: "Sim, é o som de uma múmia de 3.000 anos me dizendo que não posso executar essa ação aqui".

É claro que arrastar para cima e usar uma caixa vocal de padres de 3.000 anos como efeito sonoro provavelmente causará alguma controvérsia. Talvez até causando medo de maldições egípcias antigas de brincar com o cadáver. Há também o medo potencial de que o uso do som de Nesyamun em um videogame com a sequência de entrada correta possa despertar algum encantamento antigo e colocar o jogador em perigo.

É certamente uma maneira interessante de gerar um efeito sonoro, e ainda não se sabe qual videogame utilizará o efeito sonoro, no entanto, desde que o padre seja creditado, não tenho problemas pessoais.

(Fonte da imagem em destaque: Jon Farman )


Mais Artigos...

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.