Ninguém diga que a concorrência sempre cria um mercado saudável. De acordo com o especialista em vendas de jogos Mat Piscatella, a introdução da Epic Games Store no mercado de jogos para PC levou a uma redução nos gastos gerais dos consumidores com conteúdo de PC em todas as plataformas de distribuição. Embora a noção de múltiplas plataformas de software, como a Steam e a Epic Games Store, possa ter sido vendida aos jogadores por impulsionar a inovação e a competição entre os mercados , novos relatórios podem estar indicando que isso está apenas afastando alguns consumidores.

As notícias são de Mat Piscatella, analista recorrente do setor e especialista em jogos do grupo NPD. Citando um relatório da NPD e da Electronic Software Association (ESA) , descobriu-se que, embora o software como um todo gerasse 2% mais receita em 2019, houve declínios nos gastos com vendas de conteúdo digital para PC ao comparar ano a ano.

As grandes guerras da plataforma de distribuição de PCs de 2019 não favoreceram os gastos dos consumidores com conteúdo de PCs. As prioridades de aprimorar a experiência e a escolha do consumidor e minimizar a confusão foram todas enfatizadas em 2019, contribuindo para reduzir o gasto geral do consumidor com o conteúdo do PC.

- Mat Piscatella (@MatPiscatella) 23 de janeiro de 2020

Por que importa: a comunidade dedicada de jogos para PC teve uma reação bastante significativa à inclusão da Epic Games Store no cenário de jogos para PC. A comunidade, que teve um crescimento significativo ao longo da geração, foi amplamente impulsionada pela facilidade e natureza unificada do Steam. Embora houvesse obviamente outras plataformas no mercado de PCs como o GreenManGaming ou o GOG Galaxy, havia uma onipresença quase semelhante ao console no mercado Steam que agregava uma certeza comercializável aos jogos para PC.

A Epic Games Store entrou em cena com bastante sucesso , com taxas competitivas para desenvolvedores e editores que estavam dispostos a dar a eles exclusivos. Embora esse benefício tenha sido repassado principalmente aos desenvolvedores e editores, o fundador da Epic Games afirmou que diversificar o mercado e criar concorrência às políticas (muitas vezes draconianas) da Valve impulsionariam os gastos do consumidor e melhorariam as plataformas de distribuição.

Este relatório da NPD é a primeira tendência real de que a política em geral ou a reação dos jogos a ela não está funcionando. Em vez de dividir a base estabelecida do Steam para criar concorrência, parece que alguns estão simplesmente se afastando completamente da cena - optando por comprar jogos em consoles ou reverter completamente o orçamento de jogos. Piscatella concorda, observando que a experiência e a escolha do consumidor foram impactadas negativamente em 2019, enquanto a confusão de marketing criou novos problemas para o ecossistema em geral.

Pelo que vale a pena, esse pode ser um efeito colateral necessário para adicionar uma nova plataforma ao console - um avanço antes de um 2020 bem-sucedido. No entanto, é fascinante que as vendas de PCs digitais tenham sido o único produto rastreado, exceto os jogos físicos de console, a declinar. em 2019.

Embora o ecossistema em geral sofra, a Epic Games Store está divulgando seu próprio sucesso - de acordo com um relatório recente deles, eles arrecadaram 108 milhões de clientes de PC e faturaram mais de US $ 680 milhões no primeiro ano . Talvez seja uma indicação clara de que o EGS é um espinho no lado da Valve, o Steam vem implementando novas adições à sua plataforma à medida que o lado do desenvolvimento trabalha em novos softwares - incluindo o altamente antecipado acompanhamento de VR para o Half-Life .


Mais Artigos...

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.