Apesar do recente relatório State of the Industry fornecer uma visão positiva sobre o futuro da RV, com um interesse crescente na linha de hardware Oculus, a Sony tomou a decisão de fechar seu estúdio em Manchester. Formado com o único objetivo de criar títulos de realidade virtual em 2015, o estúdio estava trabalhando em um título até agora não anunciado.

As informações obtidas e confirmadas pela GamesIndustry.biz observaram que o fechamento da Sony Manchester fazia parte de uma estratégia para '”melhorar a eficiência e a eficácia operacional.” Esta não é a primeira vez que a Sony fecha estúdios no Reino Unido nesta geração de console. A Sony Manchester se junta às fileiras da Guerilla Cambridge, fechada em 2017, e da Evolution Studios, que foi fechada no ano anterior. Entende-se que todos os funcionários do estúdio de Manchester foram despedidos.

Até o momento, a Sony ainda opera dois estúdios primários no Reino Unido:

Como a indústria costuma fazer quando algo assim acontece, outros desenvolvedores se uniram e contataram a ex-equipe da Sony afetada pelas demissões. O gerente de aquisição de talentos da Team 17, o prestigiado estúdio por trás do clássico cult Worms , postou informações para ajudar os desenvolvedores deslocados via LinkedIn .

A equipe 17 provavelmente não é o único estúdio a fazer esse tipo de divulgação. A Fabrik Games, outro desenvolvedor de RV, está contratando atualmente em vários departamentos e está convenientemente localizada nas proximidades da cidade de Liverpool. O estúdio foi fundado por Graeme Ankers, ex-diretor do Studio Liverpool, outra das casas de desenvolvimento da Sony que sofrerá um fechamento prematuro em 2012. Se alguém vai entender a posição da força de trabalho recém-redundante, é ele e sua equipe.

Apesar de alguns títulos iniciais fortes , não se passaram muitos anos nos estúdios focados no PSVR . Este último encerramento lança perguntas sobre o futuro da plataforma . Apenas 10% dos mais de 4.000 participantes do relatório State of the Industry da GDC confirmaram que seus futuros títulos chegariam à plataforma Sony VR, com 39% confirmando que o Oculus Quest era o destino mais atraente para os próximos jogos.

Os dados divulgados na CES 2020 no mês passado confirmaram que um milhão de unidades PSVR extras entraram no mercado nos últimos 12 meses, o que representa um total de vendas de cinco milhões no total. O total de fones de ouvido para PC VR em circulação é comparável a isso e, sem concorrência baseada em console, você esperaria que a Sony fosse capaz de dominar o mercado acessível por VR mais rapidamente do que tem.


Mais Artigos...

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.