A Blu-ray Disc Association (BDA) anunciou que concluiu o projeto de desenvolvimento do novo formato 4K para o Blu-ray, que pode levar para os discos físicos o padrão Ultra HD. A qualidade já é uma realidade em serviços de streaming de vídeos como Netflix e YouTube, e chega como uma alternativa.

4K e OLED: conheça melhor as tecnologias das TVs 'tops' do mercado

Logo que identifica a presença do novo padrão (Divulgação/BDA)

Além do ganho de resolução, que pode chegar a 3840 x 2160 pixels, o novo Blu-ray Ultra HD consegue expandir significativamente a gama de cores dos filmes, administrar melhor o padrão HDR, comum em câmeras fotográficas atuais, e trabalhar com altas taxas de quadros por segundo, provavelmente chegando até a 60 fps, que é um parâmetro muito utilizado pela indústria de videogames, por exemplo. Na prática, o usuário conseguirá uma imagem muito mais nítida, cores mais destacadas e uma riqueza de detalhes nunca antes vista.

Para que tudo isso caiba em um único disco, a sua capacidade de armazenamento também teve que ser ampliada. Um disco de Blu-ray Ultra HD conseguirá guardar até 66 GB em camada dupla ou até 100 GB em camada tripla. Vale lembrar que os discos de Blu-ray mais antigos só conseguem armazenar 25 GB ou 50 GB.

O licenciamento que garante a fabricação dos discos neste novo formato terá início já no verão do hemisfério norte, ou inverno aqui no nosso hemisfério. Assim, de acordo com a associação responsável, é possível esperar que os primeiros aparelhos compatíveis cheguem às lojas já no final de 2015, para as vendas de Natal.

Resolução 4K já está presente em serviços como o do Netflix e YouTube (Foto: Reprodução/Netflix)

Nesta fase do processo, ainda não é possível estimar quanto isso custará para o consumidor final, mas é certo afirmar que será necessário trocar o aparelho de Blu-ray da sala caso queira assistir filmes no novo padrão. Por outro lado, o novo player conseguirá rodar os discos antigos.

Alternativa na guerra contra o streaming

A indústria que ainda trabalha com mídias físicas vê com preocupação o avanço dos serviços de streaming de filmes, que estão cada vez mais populares e acessíveis, com o aumento da qualidade da internet que chegam aos nossos lares. Dito isto, o

... Ultra HD Blu-ray é apontado pela BDA como uma grande alternativa, pois além de uma imagem com todas as características já citadas, também deve ser levado em consideração a presença de formatos de áudio de alta qualidade, como Dolby Atmos e DTS:X.

Netflix vale a pena? Opine no Fórum do TechTudo.

Além disso, a alta taxa de transferência alcançada pelo padrão Blu-ray consegue acessar e exibir o conteúdo do disco mais rapidamente, desta forma o consumidor conseguirá ver o início do filme mais rapidamente do que em uma transmissão pela Internet, e sem perda de qualidade característica de quem possui uma conexão ruim.

Via The Verge e Business Wire



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.