Aplicativos para ouvir rádio online ao vivo são úteis para fazer o streaming de transmissões pelo celular Android e iPhone (iOS). Alguns apps agregam diferentes rádios do Brasil para o ouvinte escolher o que quer escutar, entre música, futebol ao vivo, notícias, programações religiosas ou atrações de entretenimento.

Algumas estações de rádio possuem seus próprios softwares para oferecer recursos exclusivos como a Rádio Globo e a CBN, que permitem acessar programas separadamente e baixar áudios para escutar offline. Confira, na lista a seguir, sete aplicativos grátis para ouvir rádio ao vivo online pelo celular.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Rádio Globo

O aplicativo da Rádio Globo permite ouvir a transmissão ao vivo da emissora, seguindo a programação local de várias cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo e Recife. No app, o usuário tem acesso a toda a grade de programação, com dias e horários, e ainda pode mandar mensagens para os locutores no estúdio sobre o que está ouvindo agora.

Além disso, é possível ouvir futebol ao vivo, acessar notícias em áudio sobre esportes e compartilhar os arquivos com os amigos. Como diferencial, o app oferece podcasts, que reproduzem conteúdos transmitidos na rádio ou programas exclusivos para o app.

2. Rádio CBN

No app da Rádio CBN, o usuário pode ouvir às transmissões locais da emissora ao vivo, acompanhando programas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, além de dezenas de afiliadas de todo o país. Na tela inicial, é possível acessar notícias de vários segmentos, como cultura e política, além de comentários e especialistas, editados em programas especiais.

É possível baixar esses arquivos para ouvir offline posteriormente. O app também exibe toda a grade de programação e fornece podcasts sobre diferentes assuntos, como artes, ciência, tecnologia, educação, esportes e negócios.

3. TuneIn Radio

O TuneIn fornece uma lista de emissoras de rádios disponíveis de acordo com a localização do usuário. Assim, é possível escutar as estações locais usando a Internet do celular. Além disso, uma ferramenta de busca permite pesquisar por rádios de diferentes locais do país. Durante a transmissão, são exibidos o nome do programa atual e, em alguns casos, até fotos do locutor.

Nas páginas de cada estação, é possível visualizar os próximos eventos que serão transmitidos, como jogos de futebol, por exemplo, permitindo que o usuário veja detalhes como data, hora e local, e ativar um alerta avisando do início do jogo.

É possível marcar rádios ou programas como favoritos para acessá-los rapidamente no menu do app. O TuneIn transmite todas as rádios web grátis, mas exibe imagens com anúncios na tela durante a navegação. Para removê-los, é preciso assinar o plano pago, que custa R$ 31,90 por mês.

4. Simple Radio

O Simple Radio é um dos mais completos aplicativos agregadores de rádios do Brasil, disponibilizando centenas de estações para ouvir FM e AM de graça no celular. O app utiliza a localização para identificar as emissoras próximas ao usuário, mas é possível encontrar várias outras opções em uma ferramenta de busca.

A seção "Jukebox" reproduz uma rádio musical aleatória para o usuário, que deve escolher apenas o estilo que deseja ouvir, como pagode, MPB, entre outros. O Simple Radio está disponível para Android e iPhone (iOS). A versão paga, que custa R$ 14,90, permite ainda ativar um timer para desativar o áudio na hora de dormir.

... iv>

5. Rádio Online

O aplicativo Rádio Online, disponível para Android, reúne rádios de vários países do mundo, inclusive do Brasil, para ouvir gratuitamente no celular. A tela inicial do app mostra uma lista com várias estações disponíveis, e oferece uma ferramenta de busca para encontrar as emissoras que quiser.

Também é possível achar músicas para ouvir online de acordo com o estilo de cada emissora, marcá-las como favoritas, para encontrá-las mais rapidamente, e usar um equalizador para configurar a qualidade do áudio. Apesar de exibir alguns anúncios na tela durante a navegação, o aplicativo continua tocando mesmo com o telefone bloqueado.

6. myTuner Radio Brasil

O myTuner Radio Brasil exibe as estações mais populares do país na tela inicial, mas permite ao usuário escolher entre as emissoras perto da sua localização, explorar rádios por gênero musical e ver recomendações. Ao tocar uma opção o usuário pode visualizar seu nome, logo, endereço, site e links para redes sociais. Ainda é possível marcar as estações como favoritas.

O app exibe ainda um ranking com as músicas mais populares no país naquele momento, reproduzindo 30 segundos da faixa. Um ponto negativo é a grande exibição de imagens de anúncios no aplicativo, que deixa a tela poluída e atrapalha um pouco a navegação. O áudio, no entanto, não é afetado.

7. Vagalume.fm

O Vagalume.fm é um aplicativo que oferece músicas grátis no celular em formato de rádio. O usuário pode acessar diversas playlists prontas e organizadas por gênero musical, que permitem ter a experiência de ouvir estações de rádio no celular sem pagar por isso. A maior parte reúne sucessos de grandes artistas nacionais e internacionais.

Os álbuns são organizados por temática, como "Sertanejo", "Músicas para Trabalhar", "Lançamentos", além de opções gospel, românticas, e um Top 50 com as faixas mais populares no momento. As listas podem chegar a duas horas de reprodução, ideais para a realização de atividades físicas ou deslocamentos no trânsito, por exemplo, ou em pequenas viagens.

Como colocar música no Instagram? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.