Como faço algum suporte técnico no dia a dia, e ajudo muita gente na escolha de componentes na construção de novos computadores ou na atualização de várias máquinas que ainda têm muito para dar. Ouço muitas vezes a seguinte pergunta… “Será que vale a pena mudar o processador ou a placa gráfica? Não vou ter um bottleneck?”


  • O que é um ‘Bottleneck’ ou ‘Efeito Gargalo’ ? (Leia mais aqui)

Bem, antes de mais nada, é preciso perceber o que é um Bottleneck!

Este termo engraçado é baseado no gargalo de uma qualquer simples garrafa, que tem como função básica a limitação da quantidade de líquido que sai quando queremos encher o nosso copo.

Ou seja, por vezes é possível ter um ‘gargalo’ no nosso PC! Por outras palavras, é possível ter um componente a limitar a performance de outro (ou outros). Isto acontece muitas vezes quando temos uma placa gráfica muito potente com um processador de gama baixa ou demasiado antigo para tirar o rendimento devido.

Leia mais sobre este assunto aqui:

Ryzen 5 3600 + GTX 1660 Ti – Existe Bottleneck?

Pois bem, apesar de muitas vezes apontarmos o dedo para o processador como o causador de todos os problemas. A verdade é que a placa gráfica também pode causar o bottleneck propriamente dito. Por exemplo… Uma RTX 2080 Super pode fazer ‘bottleneck’ a um Ryzen 3600. Ou seja, o GPU vai estar muito perto dos 100%, enquanto o cpu anda nos ~50%.

Mas lá está, se tem dinheiro para uma RTX 2080 Super ou RTX 2080 Ti, se calhar não vai tomar a decisão parva de utilizar um processador de gama média! Por isso, vamos voltar á questão em mãos.

Um bottleneck estranho! Ryzen 5 3600 + RTX 2080 Super

Dito isto, juntar um Ryzen 3600 a uma GTX 1660 Ti é quase um casamento feito no céu. Aliás, o rei da gama média da AMD é até capaz de ir um pouco mais além, ao conseguir lidar facilmente com uma RTX 2060/2070 ou RX 5600 XT/5700 XT.

Entretanto, se tem um orçamento mais limitado e tiver de optar por uma GTX 1660 com a memória GDDR5, um cpu como o Intel i3-9100F é mais do que suficiente para alimentar esta GTX 1060 com outro nome.


Ryzen 5 3600 + GTX 1660 Ti – Existe Bottleneck? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.