A primeira versão de testes do Android 11 chega cheia de surpresas. Isto até nem é de estranhar, já que a Google é perita em preparar novidades, quer nas suas apps, quer nos sistemas operativos. Para além de todas as funcionalidades públicas, há ainda outras escondidas no código fonte. É deste modo que ficamos a conhecer mais algumas coisas que vão estar disponível até ao final do ano e algumas são bastante interessantes.

Android 11 chega com suporte para palmadinhas nas costas

No campo das novidades escondidas temos, por exemplo, as capturas de ecrã à medida que deslizamos pelo ecrã e o carregamento sem fios inverso. Existe ainda outra novidade que está relacionada com um duplo toque pode ser dado na parte traseira dos smartphones.

Esta é capaz de ser uma forma interessante de realizarmos algumas tarefas. A funcionalidade está a ser desenvolvida sob o nome de código Columbus.

Por defeito, este gesto, chama o Assistente da Google, mas…

Ao mexerem com os ficheiros do Android 11 descobriram que este gesto também pode ser utilizado para abrir a câmara, controlar a reprodução de multimédia, colocar temporizadores em pausa, silenciar chamadas ou adiar alarmes. De facto, os utilizadores têm a opção de personalizar muitos gestos.

Vai existir um assistente passo-a-passo que vai ensinar-nos a utilizar este duplo toque na parte traseira para evitar ativações incorrectas. Por exemplo, quando andarmos com o smartphone no bolso. Ou seja, teremos de dar o toque atrás com uma certa velocidade e força. Depois os sensores que estão no smartphone vão ser capazes de detetar se estamos a tocar na parte frontal ou traseira.

Neste momento, sabemos que este gesto vai estar, para já, disponível nos smartphones Pixel e não em todos os dispositivos que correm o Android 11. Sabe-se isto porque cada classe deste comando chega com a designação “com.google” ao invés de “com.android”. É algo que já foi utilizado para outros sistemas como o Active Edge e o Motion Sense.

O que é interessante nestes gestos designados, para já, de Columbus é que em comparação com o Active Edge e com o Motion Sense não necessitam de nenhum hardware especial. Só do giroscópio e do acelerómetro. Dito isto, será mais fácil levar esta função para todos os equipamentos.

Leia também:

Funcionalidades do Android 11 são realmente espetaculares!
Modo escuro chega com uma novidade no Android 11!

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.