O Wolfram Group lançou nesta quarta-feira (13) uma ferramenta online que promete identificar o conteúdo de qualquer imagem automaticamente. O Image Identification Project funciona de forma muito simples, basta fazer o upload de uma foto e esperar enquanto o recurso a identifica com um rótulo como pessoa, animal e descrições mais detalhadas. Entenda como essa tecnologia pode ser utilizada.

How Old Do I Look? App que 'adivinha' a sua idade vira febre na Internet

Image Identification Project reconhece imagens por scan automático do Wolfram (Foto: Reprodução/Image Identify)

Utilizações práticas

A função “ImageIdentify”, incorporada à linguagem Wolfram, permitirá que computadores respondam a pergunta "O que está nessa foto?" de forma efetiva. Assim, a tecnologia pode ser utilizada para catalogar grandes coleções de fotos do seu PC de forma automática. A novidade também pode ser combinada com aplicativos de terceiros, como o Instagram, para a criar hashtags instantaneamente. 

Por estar em um estágio de recente desenvolvimento, o CEO e fundador da Wolfram Research avisa que o programa pode apresentar algumas falhas. “Não é sempre que ele vai acertar, mas na maioria das vezes ele realiza a função muito bem. E o que é particularmente fascinante é que, até seus erros se parecem muito com erros humanos", ele explica.

Ferramenta de identificação funcionou mesmo com rosto de cabeça para baixo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Em nossos testes, o site funcionou bem. Mesmo fazendo upload de uma foto de cabeça para baixo, a ferramenta da Wolfram identificou corretamente o seu conteúdo como "pessoa".

Ao inserir a imagem de uma escultura realista, entretanto, o programa se confundiu e não percebeu que se tratava de uma obra de arte. 

Qual é a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.

Para construir a ferramenta, o portal foi alimentado por dezenas de milhões de imagens, número similar ao que uma criança é exposta no seu primeiro ano de vida. Atualmente o site consegue identificar cerca de 10 mil tipos de objetos. A plataforma ainda tem dificuldade em distinguir pessoas específicas, obras de

... arte e coisas que não são de uso cotidiano.

O site ainda conta com um acervo de imagens de teste, para quem quer experimentar a ferramenta sem utilizar fotos próprias. Vale a pena entrar na página (imageidentify.com) e testar a ferramenta de identificação com várias fotos diferentes. 

A companhia é a responsável pelo WolframAlpha, badalado sistema de busca que realiza cálculos e gera relatórios a partir da palavra chave pesquisada. O motor consegue, por exemplo, dizer qual modelo de avião está passando sobre sua cabeça baseado na sua localização.

Via Stephen Wolfram Blog e Image Identification Project



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.