Ontem começou a circular na Internet um novo método para se colocar os serviços da Google nos smartphones da Huawei que não os têm. Tem os seus riscos e pode não ser seguro. No entanto cabe a cada um decidir instalar ou não. O gigante dos motores de busca já avisou que é perigoso. Pode ler mais sobre isto aqui. Agora pode haver uma luz no fundo do túnel e que poderia voltar a dar acesso à Play Store nos smartphones Huawei e também a outras apps.

Google quer integrar a Play Store nos smartphones Huawei

Apenas para contextualizar e como eventualmente já sabe, a Huawei não pode aceder aos serviços da Google devido a um problema com os Estados Unidos. Basicamente este fabricante foi colocado na lista de empresas não confiáveis. Pode continuar a utilizar Android devido ao carácter Open-Source deste sistema operativo e às raízes Linux, mas não pode aceder a aplicações como o YouTube, Gmail, Maps e à própria loja da Google. A questão é que quem comprou um Huawei como o Mate 30 Pro tenta a todo o custo voltar a ter estas apps e fá-lo sem pensar na segurança e infelizmente podem haver alguns riscos.

Ora para evitar estes problemas a Google pediu aos Estados Unidos que criassem uma excepção que lhes permitiria fornecer os serviços da Google. Isto é algo que aconteceu com a Microsoft e que pode trabalhar livremente com a Huawei. De que forma? Bem, fornece o Windows para os seus portáteis. Ora se os Estados Unidos aceitarem o pedido da Google, então haverá novamente Play Store para os smartphones Huawei.

É verdade que a Huawei já está a preparar uma alternativa a esta loja. Algo conhecido como os HMS, ou dito de outra forma, Huawei Mobile Services. No entanto vai demorar muito até que consiga ter, tudo o que a Play Store pode dar. É que China não há grande problema uma vez que os utilizadores não estão habituados aos serviços da Google. No entanto, noutras regiões do mundo e particularmente na Europa estamos muito habituados a utilizar estas apps.

Pessoalmente, acho difícil que os Estados Unidos aceitem mas pode haver outros acordos pelo meio que nos sejam desconhecidos. Caso existam, então talvez os Estados Unidos aceitem. É que a utilização de outros sistemas para se aceder aos serviços da Google, contornando as proteções existentes, também poderá prejudicar a própria Google.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.