Há alguns meses atrás, expliquei o porquê de todas as fabricantes do mundo dos smartphones terem abandonado todo e qualquer design que tivesse como base baterias removíveis. No entanto, parece que alguém dentro da União Europeia leu o meu artigo e pensou… “Challenge Accepted, vou provar que não tens razão meu tuga blogger!”

Afinal de contas, parece que a Comissão Europeia está mesmo a tentar que os smartphones voltem a contar com este tipo de baterias. Mas será que as fabricantes vão na conversa?



União Europeia quer o regresso das baterias removíveis! Será apenas um sonho?

Portanto, como não deve ser novidade para si, há vários anos que as fabricantes de smartphones optaram por lançar produtos que são no fundo sandes de vidro e alumínio. Onde claro está, não há espaço para uma traseira removível para dar acesso à bateria.

A ideia aqui era muito simples, tornar os aparelhos mais robustos e mais resistentes a água e poeiras, isto ao mesmo tempo que se tentou aumentar a capacidade das baterias. (Ao fim ao cabo, se a bateria não pode sair, não é preciso incluir uma capa de proteção, o que apenas engrossa a célula)

No entanto, parece que a UE está com vontade de forças as fabricantes a voltarem atrás no tempo.

Afinal de contas, parece que existem planos que até poderão cobrir mais aparelhos além dos smartphones, como tablets e até fones sem fios. Isto porque é demasiado difícil trocar uma bateria nos dias que correm. Assim, ao tornar a troca mais fácil, vai ser possível aumentar o tempo útil de vida dos aparelhos. O que claro está, irá dar origem a menos lixo.

Dito tudo isto, este ‘projeto’ deverá ser apresentado já no próximo mês. Ao mesmo tempo que também deverão ser apresentadas algumas medidas de defesa do consumidor, como períodos de garantia mais extensos, obrigação de reciclagem de produtos, instruções mais fáceis, etc…


UE quer o regresso das baterias removíveis! Será apenas um sonho? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Quer o regresso deste tipo de aparelhos? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.