Há alguns dias a Google baniu mais de 600 apps da Play Store que violaram a política de publicidade. A maioria delas pertenciam a um programador chamado Cheetah Mobile. De facto, não é a primeira vez que este nome vem à baila devido a comportamentos estranhos no passado. Agora parece que a Google se fartou de esquemas e a Google Play Store mata dezenas de apps sem qualquer aviso prévio.

Google Play Store mata dezenas de aplicações sem aviso

De facto, uma pesquisa rápida na Play Store a propósito de Cheetah Mobile gera muito poucos resultados. As ofertas mais populares da empresa, como Clean Master, Cheetah Keyboard, CM Browser e Security Master, desapareceram por completo da Play Store. A propósito disto o site oficial do Cheetah Mobile solicita agora que descarregue um APK diretamente em vez de redirecioná-lo para a Play Store. Escusado será dizer que não deverá fazer isso. É que não sabemos ao certo o que estará incluído nestas aplicações aparentemente inofensivas.

A tarefa de banir este programador não será fácil

Acabar com as ofertas mais populares da Cheetah Mobile será uma tarefa complicada. É que este programador era famoso por comprar aplicações mais pequenas e reaproveitá-las. A questão é que as enchia de anúncios irritantes. Ainda para mais algumas apps não estão propriamente na conta deste programador mas são afiliados. Assim, a Google pode levar mais tempo a encontrar e banir cada app.

Mas há ainda outro problema mais grave. É que este programador pode voltar à Play Store através de outro nome. No seguimento da controvérsia no ano passado, a empresa tentou mudar o nome para Leopard Mobile que de facto é o nome atual. Óbvio que não enganou ninguém e foi rapidamente descoberta.

Entretanto resta agora percebermos o que esta empresa irá fazer a seguir. Uma coisa é certa, podem tentar, mas não será fácil enganarem a Google.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.