Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Isto é o clássico NVIDIA… Quando um gajo está de fim de semana, e está mesmo pronto a não fazer ponta… Eis que aparecem uma série de ‘ls’ e rumores acerca das novas placas gráficas NVIDIA Ampere de 7nm! Levantando um pouco o véu sobre as especificações base, a performance esperada, entre outras coisas interessantes.

Novas placas NVIDIA Ampere: 8192 núcleos e 24/48GB de memória!?

Portanto, como deve saber, a próxima arquitetura NVIDIA tem o nome de Ampere, e logo a seguir devemos ter a Hopper! Mas calma, vamos concentrar-nos no que está prestes a chegar ao mercado.

Pois bem, as novas NVIDIA Ampere são baseadas no processo de 7nm. E como tal, parece que vão trazer um aumento de performance sério, bem como um novo nível de eficiência energético.



Como dissemos ontem, foram descobertos dois resultados Geekbench para duas novas placas gráficas NVIDIA. Uma com 7552 núcleos de processamento CUDA, a frequência de 1.11GHz e 24GB de memória (GDDR6 ou HMB2e).

De seguida, tivemos ainda o vislumbre da performance de uma outra placa com 6912 núcleos CUDA, a frequência de 1.01GHz, e ainda uns incríveis 48GB de memória. Contudo, estas placas que por si só já impressionam, nem sequer são as topo de gama!

NVIDIA Ampere (GPUs conhecidos):
  • NVIDIA Ampere GPU 1: 6912 cores
  • Ampere GPU 2: 7552 cores
  • Ampere GPU 3: 8192 cores (Versão Completa)

Como já dissemos no passado, estes benchmarks são claramente feitos a placas Tesla. Ou seja, nem sequer estamos a falar da gama Quadro, ou muito menos da gama GeForce. Dito isto, com este nível de performance, a arquitetura Ampere mete a atual Tesla V100 no bolso. Ora veja:

Resultados Geekbench 5
  • Ampere GPU 1: 184,096
  • Ampere GPU 2: 141,654
  • Tesla V100: 154,606
  • NVIDIA GV100: 142,837
  • NVIDIA TITAN RTX: 132,804

Tendo em conta estes resultados, a TITAN RTX custa atualmente 2500$, sendo a placa Turing mais cara da NVIDIA. Ou seja, custa 1000$ a mais que a super popular RTX 2080 Ti.

Contudo, até a placa Ampere mais fraca descoberta neste ‘l’ ultrapassa a TITAN RTX com alguma facilidade. Com a versão de 7552 núcleos a conseguir atingir uns espantosos 184,096 pontos. (Atenção, ainda existe uma versão mais apetrechada que esta!).

Ainda assim, se está já super entusiasmado com a chegada das novas RTX 3000… Tenha calma! Nenhum destes GPUs irá dar vida a uma nova placa GeForce. Contudo, estes números dão-nos uma ideia do aumento de performance que iremos ver nos próximos meses. E meus amigos, não vai ser nada baixo! A AMD Radeon que se cuide, que não estou a ver a ‘Big Navi’ a rivalizar com isto.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@l.pt.


Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.