O Wattpad é uma plataforma que funciona como uma comunidade literária para leitores e escritores. Além do app para celulares e do programa para PCs, a versão web também permite acesso a uma espécie de biblioteca que reúne obras de escritores famosos e desconhecidos, onde os usuários podem interagir em fóruns, seguir pessoas, participar de concursos, entre outras possibilidades.

A plataforma, ao longo dos anos, permitiu que as histórias de sucesso tivessem ainda mais visibilidade, devido a parcerias firmadas com editoras e empresas de mídia. Em 2019, foi lançada a Wattpad Books, nova divisão da empresa, que promete criar um novo modelo de produção editorial, já que as histórias mais lidas pelos usuários serão publicadas e distribuídas no mercado norte-americano. A seguir, confira a lista com tudo que você pode fazer na versão online do Wattpad.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Encontrar e ler livros

O Wattpad reúne uma enorme variedade de livros completos, dos mais diversos gêneros. Na página inicial da versão online, além da possibilidade de encontrar diretamente o título ou autor que procura na barra "Pesquisar", também é possível escolher o que ler fazendo uma busca por gênero, na sessão "Navegar". Além das opções como "Ação", "Aventura" ou "Poesia", por exemplo, há ainda uma divisão de "Histórias Destacadas", com os livros mais populares e recomendados pela própria plataforma.

2. Enviar histórias

Sendo uma plataforma colaborativa, os leitores também podem enviar suas próprias histórias. Na opção "Escrever" é possível adicionar uma história, preenchendo informações como título, descrição, personagens principais, gênero, público-alvo, entre outras, além de enviar uma capa. A cada capítulo publicado, o autor também pode adicionar uma imagem ou vídeo ilustrativos e fazer revisões ou correções em trechos da narrativa facilmente.

3. Interagir com outros leitores

Além de fazer comentários nas publicações e enviar mensagens privadas, o site disponibiliza fóruns de discussão, localizados na aba "Comunidade". A página é dividida em sessões e subseções para que os usuários do mundo todo possam se localizar de acordo com seu interesse. Neste espaço você pode discutir sobre sua história, pedir para alguém criar uma capa para seu novo livro, oferecer ajuda de tradução, pedir um feedback sobre sua história, debater sobre a indústria editorial, entre outros tópicos.

4. Seguir pessoas e páginas

Como é uma rede social, o Wattpad também oferece a opção de seguir outras contas. Assim, fica mais fácil se manter atualizado sobre autores e páginas que você gosta de acompanhar, recebendo notificações de suas atividades em seu feed de notícias. Para isso, após fazer o login na versão para PC, basta ir ao perfil da conta e marcar a opção "Seguir".

5. Participar de concursos e prêmios

Em 2011, o Wattpad introduziu na plataforma o seu concurso oficial, o "The Wattys", que elege as melhores histórias em cada gênero. A premiação acontece anualmente e todos os usuários com algum conteúdo publicado podem participar. Há também concursos criados pelos próprios usuários, que podem gerar prêmios para os vencedores. Para encontrar concursos abertos para membros do mundo todo, basta ir em "Escrever" na página inicial e, em seguida, "Concursos de escrita&qu

... ot;. Você também pode encontrar, na busca do site, perfis brasileiros de concursos por diversão, alguns até mesmo voltados para gêneros específicos.

6. Assinar a versão Premium

Recentemente, o Wattpad incluiu a modalidade Premium, que promete uma experiência sem anúncios, moedas bônus na compra de pacotes de moedas - feita pelo aplicativo - e temas personalizados. Para conferir valores e ter acesso ao serviço, basta clicar em "Tornar-se Premium" na página inicial da versão para web.

Vale a pena comprar um e-reader? Deixe a sua opinião no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.