Catherine: Fully Body foi lançado em 2019 para download no PC, PlayStation 4 (PS4) e Xbox One. O famoso e polêmico jogo de puzzles foi originalmente lançado apenas como Catherine pela Atlus, em 2011, para PlayStation 3 (PS3) e Xbox 360. O relançamento ajudou o título a ganhar uma notoriedade ainda maior no cenário de esports, e ele vem crescendo nos últimos anos. Entenda como é a participação do jogo com teor sexual no cenário competitivo e como ele se desenvolveu.

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é Catherine?

Catherine é um jogo desenvolvido pela Atlus originalmente apenas para os consoles PlayStation 3 e Xbox 360. Sua inusitada premissa ajudou o game a alcançar um destaque. Em meio a uma maratona de puzzles desafiadores, o protagonista precisava responder a complexas questões morais sobre relacionamentos românticos, com dezenas de desfechos diferentes possíveis no fim da jornada, a depender do compasso moral ditado por suas respostas.

O jogo tem recomendação etária para maiores de 18 anos, já que, mesmo sem ter cenas explícitas, coloca seus personagens em situações sexuais com frequência. O protagonista Vincent está sob pressão de sua atual namorada para se casar, mas conhece uma jovem, com quem rapidamente se envolve. Cabe ao jogador escolher qual será o rumo de sua jornada de amadurecimento, e com quem ele vai ficar.

A história era entrecortada por fases de puzzle, que consistiam em escalar grandes torres empurrando blocos e utilizando itens para tentar formar um caminho seguro até o topo. Com alto grau de dificuldade, o jogo rapidamente despertou a atenção do público, que detectou nas fases um grande potencial para competir. Em 2019, a Atlus trouxe o jogo para os consoles da atual geração e computadores, o que ajudou ainda mais gente a conhecer o game.

Como é seu cenário competitivo?

Catherine não foi lançado e planejado como um esport por parte da Atlus, então, a cena surgiu graças à paixão da comunidade. Entre todas as fontes consultadas, o nome mais presente como pioneiro da causa é David “Dacidbro” Broweleit, onipresente no cenário californiano de jogos de luta de anime.

A cena competitiva de Catherine aproveitou o modo versus local do game, pautado em disputas para ver quem sobrevive por mais tempo na torre, já que seu piso inferior está sempre desabando. Em 2015, as disputas se resumiam a um nicho de amigos e conhecidos se enfrentando em pequenos campeonatos locais, até que, com a ajuda de John Hardin, o relações públicas da Atlus nos Estados Unidos, Catherine conseguiu um pequeno espaço no renomado torneio Evolution Championship Series, a EVO.

Foi um pequeno torneio acessório no estande da Atlus, mas bastou para direcionar os holofotes para o jogo. Em 2016, o título retornou ainda mais forte para a EVO, além de estrear no CEOtaku, com cerca de 30 participantes de alto nível, como Michael “Mike Muscles” Murphy e Kris “Toph” Aldenderfer. A adrenalina das disputas rendeu uma boa cobertura da imprensa e atraiu mais público.

Naturalmente, com o passar dos anos, o jogo cresceu, e o lançamento do remaster com conteúdo adicional, Catherine Full Body tornou a cena competitiva ainda mais viva. Na edição AnimEVO 2019 foram distribuídos US$ 185 em prêmios (cerca de R$ 890 em conversão direta). O atual campeão de Catherine é o americano Linus, seguido por sua compatriota Lily "silentblackcat" M. Já na terceira colocação, o japonês rino_pk fechou o pódio das grandes estrelas de Catherine

... .

Para os padrões dos grandes esports de escala global, o mundo de Catherine pode parecer humilde, com pequenos prêmios e poucos competidores. Ainda assim, um jogo de puzzle conseguir encontrar espaço na EVO é um atestado de força de sua comunidade.

Quer começar a praticar e assistir esports? Consulte o fórum do TechTudo!

Quer saber tudo sobre o universo de celulares, jogos, aplicativos e demais eletrônicos? É só dar uma olhada no nosso canal no YouTube:



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.