A plataforma de aplicações da Google (Play Store) tem sido bastante criticada nos últimos meses, devido às cada vez maiores evidências de falta de controlo na entrada de software por parte da gigante da pesquisa. No entanto, mesmo com vários perigos à espreita neste mercado, a verdade é que as lojas fora do domínio Google são ainda mais assustadoras… Isto se der valor à sua privacidade e segurança, claro está.



Instala aplicações fora da Google Play Store? Cuidado com estas ‘lojas’!

Portanto, a firma de estudo de mercado RiskIQ acabou de publicar um relatório acerca das ameaças das aplicações mobile no mercado! Onde podemos encontrar a plataforma gratuita de download de aplicações 9Game.com no topo da tabela classificativa.

Afinal de contas, segundo o estudo, cerca de 62.000 aplicações foram carregadas nesta plataforma em 2019. O que por sua vez põe a 9Game.com no topo da lista das lojas com mais aplicações maliciosas, mas também na liderança da lista das lojas com as aplicações mais estranhas ou pouco confiáveis.

Se pensa que é só a loja ‘9Game.com’ a criar problemas, está muito enganado!

Esta loja faz parte de um mundo de várias plataformas alternativas à Google Play Store. Uma espécie de submundo do crime, onde uma simples aplicação poderá roubar-lhe todas as informações, e até fazer-se passar por si.

No entanto, apesar de ser uma responsabilidade direta da Google, a Play Store está mesmo na segunda posição deste estudo…

Em suma, enquanto a App Store da Apple é basicamente o “Fort Know” deste mundo. A Google Play Store ainda tem muita sopinha para comer, se quer realmente ser uma loja confiável de aplicações. Ainda assim, verdade seja dita, as coisas estão a melhorar aos poucos.

Antes de mais nada, tente nunca fazer download de aplicações fontes que não conheça. Nunca se sabe o que pode estar a instalar no seu fiel companheiro do dia a dia… Um dispositivo móvel que não só tem acesso a todas as suas informações privadas, como também é provável que tenha acesso às suas contas bancárias! (Não se esqueça disto!)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.