Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

A AMD está a fazer furor no mundo dos processadores com os Ryzen 3000. No entanto, não tem sido nada fácil chegar a este nível de sucesso na parte das placas gráficas.

Afinal de contas, nos últimos anos tivemos montes de ‘refreshes’ a placas antigas (RX 400 e 500), bem como uma placa topo de gama que nunca chegou a ter impacto no mercado na forma da Radeon VII. (Muitos afirmaram que esta era a placa RTX Killer! Contudo, nem 6 meses aguentou no mercado.)

Dito tudo isto, a verdade é que a recente gama Radeon RX 5000 ‘Navi’ tem sido uma autêntica lufada de ar fresco num mercado que a NVIDIA domina com uma autêntica mão de ferro. Ainda assim, nem tudo anda a correr bem para a AMD nos últimos lançamentos.



Caso não saiba, têm existido vários problemas com as drivers para as placas RX 5000. Além disso, as RX 5600 XT que chegaram ao mercado para meter as GTX 1660 Ti e RTX 2080 no bolso… Continuam com um grave problema…

Todas as AMD Radeon RX 5600 XT no mercado (ainda) têm a BIOS antiga

Portanto, se por acaso quiser meter as mãos numa destas placas, não irá conseguir usufruir de todo o potencial da arquitetura Navi.

Isto já para não falar das modificações ao sistema de refrigeração que as parceiras da AMD tiveram de fazer após o lançamento da nova BIOS. (E que apenas irão chegar com a segunda vaga de placas lançadas para o mercado)

É que devido ao coronavírus, as novas remessas de placas gráficas Radeon RX 5600 XT ainda nem sequer sairam das fábricas.

Claro que pode instalar a BIOS em casa, seguindo este guia. No entanto, é algo que nem todos os utilizadores querem, ou sentem confiança para fazer. Ao fim ao cabo, comprar uma placa gráfica de 300~400€, para chegar a casa e ter imediatamente de fazer suporte ao componente é só parvo.

Por isso, muitos dos potenciais jogadores que poderiam estar interessados na RX 5600 XT, estão a preferir gastar o dinheiro na oferta da rival NVIDIA, especialmente na RTX 2060 que até baixou consideravelmente de preço nas últimas semanas.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@l.pt.


Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.