A PlayStation 4 é a consola mais popular da atual geração, no entanto, é também uma consola que já tem vários anos de mercado ao ter sido lançada no distante ano de 2013. Como tal, é provável que vários utilizadores deste hardware já se queixem de alguma lentidão no sistema operativo proprietário da Sony que dá basicamente vida à consola.

No entanto, não precisa de mandar já a sua consola para o lixo em preparação para a chegada da PS5! Existem formas de aumentar o desempenho da sua fiel companheira de jogatas.



(Guia) Sony PlayStation 4 lenta? Saiba como resolver!

Portanto, como em qualquer aparelho computacional, depois de instalarmos e desinstalarmos várias aplicações e jogos, a performance do sistema acaba por sofrer um pouco. (Isto já para não falar no desgaste normal no disco! Afinal de contas, o armazenamento da PS4 é um HDD tradicional))

Sabe porquê? Porque mesmo quando desinstala um jogo, é bem provável que fiquem alguns ficheiros ‘perdidos’ no disco rígido da sua consola. O que por sua vez irá tornar a leitura mais complicada e como consequência disso mesmo, irá experienciar uma diminuição na performance de todo o sistema.

No entanto, não vale a pena ficar muito preocupado! É que é muito fácil resolver este problema na PlayStation 4 (Seja ela o modelo ‘fat’, Slim ou Pro).

A solução passa por reconstruir a base dados da sua PS4!

Caso não saiba, é muito fácil aceder ao modo de segurança da PlayStation 4. Um modo onde irá encontrar 7 opções, sendo uma dela a reconstrução da base de dados da consola.

Sabia como proceder:

  • Desligue a consola (Modo de Repouso não serve)
  • Carregue no botão Ligar/Desligar sem levantar até ouvir um som (Não levanta o dedo!). Continue a pressionar até que apareça uma imagem no ecrã.
  • Ligue o comando via cabo USB, e entre no modo de segurança.
  • Escolha a opção número 5.

Nota – O tempo para a conclusão do processo depende do tamanho e espaço utilizado no disco da sua consola.


Sabe o que é uma desfragmentação do disco rígido? Estamos a falar de uma popular ferramenta de otimização do disco rígido no Windows. Pois bem, é basicamente isto que estamos a fazer na PS4.

Entretanto, caso continue a achar que a sua consola está demasiado lenta, talvez seja boa ideia pensar numa atualização do disco rígido. Algo que também é extremamente fácil de fazer, e que não custa muito dinheiro, visto que o armazenamento está agora super barato.


(Guia) Sony PlayStation 4 lenta? Saiba como resolver! – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.