Análise NZXT Kraken X63: O cooler ‘All-In-One’ Kraken X62 é inegavelmente um dos produtos com mais sucesso da NZXT, sendo o preferido de muitos entusiastas que estão fartos das soluções a ar, mas que ainda não se sentem à vontade para entrarem a sério no mundo do watercooling.

Afinal de contas, estamos a falar de uma solução a água capaz de demonstrar níveis de performance muito satisfatórios, ao mesmo tempo que transforma completamente o aspeto de qualquer PC. (Além disto, temos ainda de contar com a qualidade dos produtos desta gama, que raramente apresentam falhas no seu ‘loop’.)

Muito resumidamente, o Kraken X62 é considerado por muitos como o ‘cooler’ mais bonito do mercado. E claro está, a nova versão X63 só vem melhorar esta componente ao trazer uma superfície ainda maior de iluminação. (Que agora até suporta rotação!)

Dito tudo isto, foi com muito interesse que aceitamos o desafio da NZXT de fazer review ao novo Kraken X63, que tem assim a pesada missão de suceder ao super popular X62.

Análise NZXT Kraken X63: Silencioso, bonito e fresquinho

Portanto, temos aqui um novo produto que curiosamente até baixa o preço em 10€ relativamente ao seu antecessor X62. Uma boa notícia, caso apenas encontremos melhorias neste Kraken AiO.

Mas antes de mais nada, estamos a falar de um cooler AiO para caixas com suporte a radiadores de 280mm. Vindo equipado com duas grandes ventoinhas de 140mm cada uma.

O Kraken X63 também chega ao mercado com suporte ao software CAM da empresa, de forma a personalizar o desempenho e iluminação RGB do cooler.

Performance, Som e Design

Pois bem, como disse em cima, o Kraken X62 é um cooler extremamente popular no mercado de AiOs devido ao seu rácio desempenho/ruído, ao oferecer um arrefecimento extremamente poderoso sem acordar ninguém durante a noite.

Contudo, nesta nova versão a NZXT decidiu mudar a bomba, ao utilizar componentes de última geração Asetek (gen7), por isso é uma excelente ideia perceber se os níveis de ruído melhoraram, ou se é tudo marketing.

Assim, munido com duas ventoinhas de 140mm PWM (eu troquei por duas ventoinhas AER RGB), bem como um radiador de 280 super robusto, é normal que a performance seja realmente boa. Mas será assim tão melhor do que aquilo que tivemos oportunidade de ver no passado?

Sistema:

  • Caixa: NZXT H510 Elite
  • Motherboard: ASRock Taichi X570
  • CPU: AMD Ryzen 3900X

Na verdade, o novo Kraken X63 não representa uma melhoria significativa na performance de refrigeração em relação ao ‘velhinho’ X62. Ora veja:

  • X62: Idle (1200RPM) -> 46 ºC // Load (1200 RPM) -> 66 ºC
  • X63: Idle (1200RPM) -> 45,8 ºC // Load (1200 RPM) -> 66,1 ºC
  • X62: Idle (1700RPM) -> 42,3 ºC // Load (1700 RPM) -> 65,2 ºC
  • X63: Idle (1700RPM) -> 42,1 ºC // Load (1700 RPM) -> 65,1 ºC
  • X62: Idle (1723RPM) -> 42,3 ºC // Load (1723 RPM) -> 64,5 ºC
  • X63: Idle (1730RPM) -> 42 ºC // Load (1730 RPM) -> 64 ºC

(Os resultados estão todos dentro da tradicional margem de erro. Portanto, vamos concluir que a performance é exatamente a mesma entre os dois produtos.)

No entanto, ao apresentar uma performance similar, a um preço mais baixo, e com alguns toques no design. É fácil dizer que temos aqui um produto ainda mais aliciente que o X62.

Ruído

Para ter noção do que significam estes valores:

  • Levantamento de um avião -> 120 dBa
  • Local de construção -> 110 dBa
  • Camião -> 90 dBa
  • Interior de um carro -> 70 dBa
  • Conversa normal -> 60 dBa
  • Escritório -> 50 dBa
  • Sala de Estar -> 40 dBa
  • Quarto à noite -> 30 dBa
  • Estúdio de transmissão -> 20 dBa
  • Folhas ao vento -> 10 dBa

Em IDLE, o novo Kraken X63 trabalha mais ou menos a ~33 dBa, portanto, temos aqui um cooler extremamente silencioso, até no seu modo de performance. Já em Full Load, o ruído sobre apenas um valor para os 34 dBa.

Explicar como funciona o ruído de um cooler é sempre complicado, mas normalmente até aos 40 dBa consideramos um produto silencioso, a partir deste valor já é possível ouvir alguma coisa. Chegando aos 45 dBa já começa a ser incomodativo.

Em suma, o Kraken X63 é realmente muito silencioso.

Design

Na minha opinião, o cooler é absolutamente lindo! Especialmente quando começamos a mexer nas muitas funcionalidades RGB do software CAM da marca.

Entretanto, com o seu design preto, estamos a falar de um componente que irá ficar a matar em qualquer PC. (A não ser que tenha uma build completamente branca!)

RGB

Hoje em dia, toda a gente quer um PC cheio de luzinhas, especialmente em cima do CPU que é a parte central de qualquer máquina. Dito isto, o Kraken X63 irá encher o seu coração de efeitos de luz, graças ao seu efeito espelho. Além disto, tem várias funções à sua escolha para personalizar o aparelho, conseguindo até que a iluminação responda ao volume e bass da música que está a ouvir. (É possível desligar o logo da NZXT).

Conclusão

Quando recebi este NZXT Kraken X63, pensei que ia ser apenas mais uma review onde tinha de desmontar o PC quase todo para depois revelar alguns resultados sem grande interesse. Ou seja, na verdade nunca esperei ficar completamente apaixonado com o aspeto da minha máquina com este menino montado.

Um feeling que apenas aumenta a sua intensidade quando olhamos para a performance e ruído quase inexistente, tanto em IDLE como em LOAD.

Recomendado*

Entretanto, pode encontrar o NZXT Kraken X63 na GlobalData aqui. (Utilize o cupão: GDl20 para um pequeno desconto.)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.