Estamos neste momento a passar por uma vaga intensa de ‘ls’ e rumores acerca das novas placas gráficas NVIDIA, com muitos entusiastas já a sonhar com uma NVIDIA GeForce RTX 3080 a bombar na sua máquina Gaming.

No entanto, apesar de todos os ‘ls’ que têm chegado à internet, é boa ideia baixar um pouco as expectativas… As placas GeForce de nova geração ainda deverão demorar.

Apesar de todos os ‘ls’, a RTX 3080 ainda vai demorar a chegar

Portanto, como mencionei numa atualização de um artigo ontem de manhã, tivemos um novo ‘l’ a sugerir a existência de uma placa gráfica NVIDIA Ampere com 124 unidades de computação. O que parece brutal… Claro que sim! O problema é que a atual rainha do mercado de placas gráfica conta com apenas 68 unidades de computação.

Por isso, se acha que a NVIDIA vai apostar tudo no mercado gráfico, quando a AMD ainda não conseguiu sequer chegar aos calcanhares da RTX 2080, pode tirar o cavalinho da chuva.



Se acha que estou apenas a ser pessimista, então olhe para os 24/32 e 48GB de memória HBM2e que já foram mencionados. Estamos a falar de quantidades de memória que talvez nem daqui a 10 anos cheguem ao mercado tradicional de consumo. Ou seja, estamos aqui a falar de placas para o mercado business e de centros de dados. (Especialmente quando olhamos para a frequência de 1.1Ghz)

Sim, a NVIDIA deverá mesmo revelar novas placas na GTC 2020 (Que vai ser um evento online, graças ao Coronavírus). Mas a possibilidade destas placas serem focadas nos jogos é extremamente baixa.

Quando é que a NVIDIA poderá meter o pé no acelerador do mundo GeForce?

Caso já não se lembre, as atuais NVIDIA Turing (RTX 2000) chegaram ao mercado em Agosto de 2018. Ou seja, estão prestes a fazer dois anos. Dito isto, a verdade é que a AMD também já não é a mesma rival de há dois anos atrás, estando a fazer uma forte aposta no mundo gráfico desde o passado mês de Julho. (A RX 5700 XT é um grande exemplo disto mesmo).

No entanto, a NVIDIA não tem qualquer necessidade de ir lançar uma nova placa gráfica a correr e aos saltos!

Sim, a concorrência é agora mais feroz. Mas a NVIDIA continua a ser a senhora da gama alta, e até já tem as tecnologias mais desejadas na forma do DLSS e Ray Tracing.

Assim, até que a AMD lance alguma coisa que realmente aperte os calcanhares à rival. A NVIDIA pode simplesmente encostar-se e descansar um pouco, ao mesmo tempo que prepara a sua nova gama de produtos Gaming, com toda a calma do mundo.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.