As coisas não estão mesmo fáceis para a Intel! É que além de estar basicamente ‘presa’ ao processo de 14nm, o que ao mesmo tempo significa que está também agarrada à velhinha arquitetura Skylake… As vulnerabilidade não param de aparecer!

Algo que já começa a irritar seriamente todos os consumidores que optaram pela fabricante de micro-processadores nos últimos anos. Entretanto, a AMD continua a esfregar as mãos de felicidade.

Nova vulnerabilidade Intel encontrada! Para esta não há solução

Portanto, investigadores acabaram de encontrar uma nova vulnerabilidade dentro do CSME (Intel Converged Security and Management Engine), que é no fundo um pequeno CPU dentro do CPU, com acesso a todos os dados relativos à segurança do SoC.

Ou seja, a nova vulnerabilidade afeta aquilo que é basicamente a ‘caixa negra’ dos CPUs Intel. O que mete milhões de sistemas baseados em processadores Intel em risco. (Tudo o que foi produzido nos últimos 5 anos)



Assim, tendo sido descoberta pela Positive Technologies (nome curioso ahah), a falha está na ROM da CSME (Read-Only Memory). Por isso, como a Mask ROM está ‘hardcoded’ no CPU, esta vulnerabilidade não pode ser corrigida por uma simples atualização de firmware.

Dito tudo isto, todos os CPUs Intel produzidos nos últimos 5 anos estão sujeitos a este ‘exploit’. (À exceção dos novos Intel Core 1000 Ice Point). Por isso, a única maneira de fugir a este problema é mesmo a atualização da plataforma.

Contudo, para que um possível atacante tenha a possibilidade de usar esta vulnerabilidade, é necessário existir acesso físico à máquina. Por isso, é provável que nada diste afete a grande maioria dos utilizadores normais.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.