A TCL divulgou dois conceitos de smartphones com tela dobrável e deslizante. Um deles possui duas dobradiças com formato em “Z” e o outro apresenta um painel que desliza e dobra de tamanho. Eles possuem display entre 6,65 e 6,75 polegadas quando fechados e 7,8 e 10 polegadas quando abertos.

Os dois modelos seriam apresentados no congresso MWC 2020, em Barcelona. O maior evento de telecomunicações do mundo foi cancelado por causa da situação de emergência e saúde pública causada pelo surto do novo coronavírus. O protótipo deslizante já havia vazado na web. No entanto, o modelo que se desdobra em três partes ainda não tinha sido divulgado e foi apresentado ao público na última semana.

O modelo que mais chama atenção é o que se dobra em “Z”. A tecnologia é possível porque ele possui dois pontos que flexionam de forma diferente. O primeiro eixo permite que ele incline para dentro como um Galaxy Fold. Já o segundo funciona com o mesmo movimento do Huawei Mate X, para fora.

Ele é bem diferente dos conceitos já apresentados para telefones com telas expansíveis, pois está concentrado em transformar o smartphone em um tablet e não apenas ampliar o painel como os modelos no mercado. Isso fica mais evidente quando se observa o tamanho do display aberto e fechado.

O modelo possui 6,65 polegadas no modo smartphone, remontando a uma experiência de tela tradicional. Quando ela é expandida, a área se transforma em 10 polegadas e se aproxima da forma e do tamanho de um tablet.

Alguns sites especializados tiveram acesso ao protótipo e observaram que ele é mais pesado e robusto que os smartphones atuais. Quando está fechado, ele apresenta uma grossura como se fossem três aparelhos sobrepostos. Mas quando está aberto, a espessura é semelhante aos dispositivos convencionais.

Nas imagens é possível observar as dimensões do telefone dobrável em comparação com smartphones tradicionais. Há também alguns detalhes que sugerem como vai será a câmera: quádrupla na traseira e dupla na frontal. No entanto, a empresa não informou nenhum detalhe sobre a ficha técnica do smartphone além do tamanho da tela.

Outro ponto observado pelos especialistas é que a TCL não deu tanta atenção ao software. O celular roda Android numa versão bem simplificada, cujo objetivo é apenas demonstrar o funcionamento do aparelho. Apesar de ser apenas um protótipo, a expectativa era que o telefone revelasse novas abordagens mais versáteis que utilizassem funcionalidades das dobras do painel.

O segundo aparelho, que possui uma tela deslizante já havia sido revelado em outro momento. Na corrida para MWC 2020, a TCL apresentou imagens do telefone com a tela de 6,75 fechada e como ela se expandia para 7,8 polegadas ao deslizar para o lado direito.

... É importante lembrar que os dois smartphones divulgados pela TCL são apenas protótipos, conceitos de modelos criados apenas para testar as ideias da empresa. Isso não significa que eles serão comercializados algum dia. Porém a gigante chinesa informou na CES 2020 que pretende lançar um dobrável ainda este ano.

Com informações do 9to5 Google, Engadget, Wired e The Verge



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.