Alguma vez esteve tranquilamente no seu PC, quando começou a notar o sistema a ficar estranhamente lento (ou mais lento que o habitual se for uma máquina antiga), para posteriormente ir verificar o que se passa e reparar que um dos seus discos está perigosamente perto do seu limite de armazenamento?

Estamos a falar de algo que acontecia constantemente no mundo dos discos rígidos mecânicos (HDD), mas será que também acontece com os SSDs? Será que faz sentido deixar espaço livre no SSD para conseguir ter mais performance?



(Especial) Deixar espaço livre no SSD para ter mais performance?

Portanto, no mundo dos SSD, não existe a mesma necessidade de desfragmentar ou fazer limpezas como antigamente na era dos HDD. Mas será que existem as mesmas dificuldades com a falta de espaço? Mais ou menos…

A grande maioria dos SSDs modernos tem uma parte reservada denominada de ‘Over-Provision’, de forma a que possa encher todo o espaço disponível sem problemas.


Over-Provision -> Os SSDs são muito similares aos tradicionais HDD em vários aspetos. No entanto, são vastamente diferentes nos componentes internos. Assim, quando um SSD é produzido, a fabricante pode reservar uma taxa fixa de armazenamento para OP (Over-Provisioning), no processo de instalação de firmware. Qual é o objetivo disto?

Basicamente, melhora a performance e durabilidade da drive, devido ao facto do controlador de memória ter mais memória NAND Flash disponível.


Ainda assim, se por acaso tiver um SSD Samsung e tiver instalado o software Magician, talvez já tenha reparado que pode aumentar este espaço OP de 7% para 10%, de forma a aumentar a potencial performance da drive.

Ou seja, ir até ao limite de armazenamento de um SSD não vai ser tão nefasto como era antigamente num HDD. Ainda assim, é sempre boa ideia deixar algum espaço livre. Dito isto, se tem um SSD perto do limite, pode sempre testar esta mesma velocidade com ferramentas benchmark como o CrystalDiskMark ou o ATTO.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.