A Huawei é uma das grandes do mundo Android… Isto é simplesmente inegável! No entanto, aparentemente, é uma fabricante que cresceu demasiado rápido no mercado de telecomunicações para algumas das partes interessadas. (Especialmente para o menino Trump!)

Afinal de contas, a Huawei foi posta na ‘Lista Negra’ (Entity List) dos Estados Unidos em Maio de 2019, sendo que esta decisão está já muito perto de fazer um ano. E como tal, foi algo que afetou e muito um dos maiores lançamentos da gigante Chinesa no ano passado, o Mate 30 Pro, que continua a ser um dos melhores aparelhos do mercado, apesar de ainda não ter a Google do seu lado de forma oficial.

Aliás, tudo indica que esta proibição vai também afetar fortemente o próximo lançamento da fabricante, o P40 Pro que deverá ser anunciado no dia 26 de Março em Paris. (Se o Coronavírus deixar, claro está!)



Caso não saiba, nós tivemos a oportunidade de fazer análise a este aparelho no fim do ano passado. Por isso, acho que é boa ideia perceber como é que as coisas evoluíram sem Google nestes últimos meses. Para de certa forma termos uma ideia de como serão as coisas com o novo P40 Pro.

Huawei Mate 30 Pro: 6 meses depois, ainda sem Google! Vale a pena?

Antes de mais nada, temos de dizer que aconselhar a compra do Huawei Mate 30 Pro não é nada fácil. Foi algo que decidi não fazer no passado mês de Janeiro, tendo em conta a maneira em que este foi lançado.

É que apesar de estarmos a falar de um aparelho que tinha tudo para ser o melhor smartphone de 2019, estamos também a falar de um telemóvel Android que viu ser arrancado todo e qualquer vestígio de serviços e aplicações Google. (Isto mesmo tendo em conta que é super simples instalar o amigo Google no aparelho)

Dito isto, é sem grandes dúvidas um smartphone que pessoalmente adoro, que me enche as medidas, mas que na altura tinha a plena noção que ia ser uma autêntica dor de cabeça para um utilizador com menos conhecimentos.

Muito resumidamente, o Huawei Mate 30 Pro é um excelente smartphone! Mas era no fundo a fruta proibida do mundo Android! Contudo, isto já não é novidade para ninguém… Por isso, vamos por partes!

Huawei Mate 30 Pro – Design e Ecrã

O Mate 30 Pro chegou ao mercado com um design que primeiro estranha, mas que rapidamente irá entranhar. Afinal de contas, é um smartphone que grita ‘Premium’ um pouco por todo o lado.

Aliás, acaba por ser extremamente curioso ver a Samsung, que ao fim ao cabo inventou o ‘Edge’… A retirá-lo dos seus smartphones, enquanto a Huawei aposta no design como se a sua vida dependesse disso mesmo.

São dois caminhos bem diferentes, cada um com as suas vantagens e desvantagens.

Dito isto, o ecrã waterfall do Mate 30 Pro é uma coisa realmente bonita de se ver, e que na verdade não dificulta o uso no seu dia a dia. Em suma, a Huawei sabe bem o que fez quando criou o design.

Entretanto, a qualidade de construção é simplesmente do melhor que há. Basta agarrar neste aparelho uma ou duas vezes para ficar imediatamente apaixonado

Sim, é verdade que a curvatura não ajuda nada a segurar o telemóvel, visto que estamos uma vez mais à mercê de uma sandes de alumínio e vidro super escorregadia. Mas também não é o bicho de 7 cabeças que alguns ‘especialistas’ afirmam ser.

É um design de ecrã que aumenta a imersão a um ponto extraordinário, e que é ao mesmo tempo um feito de engenharia incrível, visto que a Huawei teve de criar um corpo de alumínio muito mais fino do que no passado. Mas não se preocupe, a robustez continua intacta no mais recente topo de gama da gigante Chinesa. (Tal e qual como o vídeo de JerryRig revelou! O gajo não partiu nem rachou!)

Review Huawei Mate 30 Pro – Performance

O mundo dos smartphones conta com SoCs extraordinários que até já começam a ameaçar os processadores do mundo dos portáteis e computadores desktop. (A Apple já está a planear levar os seus chips para a gama MacBook e MacBook Pro!)

Dito isto, a Huawei prefere lançar o seu novo SoC no fim do ciclo de vida do chipset Qualcomm mais recente. O que por sua vez, significa que este menino irá ficar no topo dos benchmarks durante pouco tempo. Mas será isto necessariamente mau? O Mate 30 Pro: 6 meses depois, ainda é um smartphone de topo?

Pois bem, o lançamento original do Mate 30 Pro foi Setembro/Outubro. No entanto, hoje em dia, em pleno mês de Março de 2020, não sinto qualquer falta de performance naquilo que faço. Isto mesmo com um Galaxy S20+ neste momento em review!

A única coisa que sinto falta neste aparelho, é apenas o ecrã com suporte a taxas de frequência mais altas. (90Hz ou 120Hz). Mas seguramente que esta falha irá ser corrigida com o P40 Pro no fim do mês.

Huawei Mate 30 Pro: Então e as aplicações?

Pessoalmente, utilizo o meu Mate 30 Pro diariamente com serviços e aplicações Google… Afinal de contas, porque não o faria? A instalação é agora super fácil, e os perigos são inexistentes.



Ou seja, tenho no meu bolso um Mate 30 completamente ‘normal’, sem qualquer limitação. É um verdadeiro topo de gama no verdadeiro sentido desta palavra.

Ainda assim, acho que faz sentido olhar um pouco para os esforços da Huawei com a sua AppGallery! Já temos mais aplicações? Sim! O que falta? Algumas coisas…

A Huawei tem feito um grande investimento na sua própria plataforma, algo que ficou ainda mais aparente no recente evento do dia 24 de Fevereiro em Barcelona. Aliás, aqui ficou bem assente que o objetivo é fazer com que a AppGallery seja uma rival à altura da Google Play Store e Apple App Store.

No entanto, é um esforço que tem demorado um pouco a ser concretizado. E que na verdade, ainda deverá demorar mais um pouco até ser uma plataforma ‘decente’, onde tudo aquilo que queremos está disponível à distância de um toque.

Assim, na minha opinião, entre instalar Google à mão, ou utilizar a AppGallery da Huawei. A minha escolha vai ser sempre meter as mãos na massa Googliana.

Contudo, se há empresa neste mercado capaz de criar algo à altura da Google Play Store… É seguramente a Huawei. Basta olhar para os recentes acordos com o Facebook, para levar a rede social, WhatsApp, Instagram e Messenger para a plataforma da gigante Chinesa. Algo que está a ser replicado com tantas outras empresas e fornecedoras de serviços.

Dito tudo isto, acho que no evento de lançamento do P40 Pro, vamos ter algumas surpresas quanto às aplicações da AppGallery. Mas vamos esperar…

Em suma, o mundo Android está a mudar, tudo graças à proibição de Trump, e um não baixar os braços da Huawei! Assim, escusado será dizer que o futuro vai ser realmente muito interessante.

Conclusão – Mate 30 Pro: 6 meses depois!

Como sabe, critiquei imensamente a Huawei pelo lançamento às ‘gotinhas’ deste Mate 30 Pro. Especialmente quando tive finalmente a hipótese de meter as mãos num exemplar deste smartphone, e fiquei prontamente boquiaberto com toda a qualidade do aparelho.

Estamos perante um aparelho que é realmente fantástico, que sinceramente me irrita ter chegado tão tarde ao mercado. É ridículo o mundo Android ficar ‘proibido’ de contar com este equipamento nas suas fileiras durante tantos meses.

Por isso, se estava interessado, não espere mais. Vá às lojas experimentar, e aproveite as muitas promoções para o levar para casa. Vale realmente a pena! Sim, por mim está…

Recomendado!


Huawei Mate 30 Pro: 6 meses depois, ainda sem Google! Vale a pena? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.