Análise Samsung Galaxy S20+: Um digno sucessor ao S10+ de 2019 – Os novos Galaxy S20 estão mesmo prestes a chegar às lojas. Aliás, se por acaso pré-encomendou um, até já deverá ter o seu exemplar nas mãos.

No entanto, enquanto muito se tem falado no S20 Ultra, que é no fundo a grande aposta da Samsung contra as rivais Apple e Huawei… Pouco ou nada se falou do Galaxy S20 e Galaxy S20+! Até agora eheh!

No entanto, no meio disto tudo, se esquecer-mos o S20 Ultra, onde ficam os Galaxy S20 e S20+?

Como já disse no passado, a nova gama de smartphones Galaxy S20 é um pouco diferente daquilo a que estamos habituados. Sim, é verdade que no ano passado as coisas já mudaram um pouco, com a chegada do modelo ‘S10e’, um smartphone mais barato, e por isso também menos apetrechado em relação aos seus irmãos S10 e S10+.

Contudo, parece que a Samsung decidiu mudar um pouco a sua estratégia em 2020, ou seja, não existe um sucessor ao S10e. O que por sua vez significa que o S20 não é um telemóvel ‘budget’. O S20 é um sucessor direto ao S10 do ano passado, sendo o S20+ um sucessor ao S10+.

Em suma, apesar de ser o modelo mais popular da Samsung, ocupando o lugar de destaque do S10+ e S9+ antes de si, o S20 Ultra é apenas um ir mais além da Samsung. Sendo essa a razão do seu preço significativamente mais alto em relação ao modelo mais ‘premium’ do ano passado.

Ao fim ao cabo, é uma nova versão que nada tem a ver com o topo de gama mais avançado da série de 2019.

Se o S10+ foi um sucesso em 2019? Será que o S20+ vai seguir a mesma tendência? Vamos tentar perceber

S20 Ultra, S20+ e S20

Análise Galaxy S20+: Design

Ao contrário do ano passado, os novos S20 têm todos o mesmo design e especificações base. Ou seja, o ecrã tem a mesma resolução, as margens são exatamente as mesmas, e a curvatura também é a mesma em toda a a gama (A curvatura ‘edge’ é agora bastante mais pequena em relação ao passado.)

Aliás, se por acaso estiver a olhar de frente, vai ter alguma dificuldade em diferenciar os aparelhos uns dos outros. Em suma, só muda o tamanho! (E as câmeras na traseira)

Dito tudo isto, na parte de trás do S20+ vai prontamente ver algumas diferenças, visto que vai desde logo notar a falta do gigantesco módulo fotográfico do S20 Ultra. Ainda assim, vai conseguir encontrar 4 lentes num módulo um que facilmente passa mais despercebido.

Resumindo e concluindo, estamos a falar de um design que não é novidade nenhuma para quem segue os lançamento da Samsung no mundo Android. Mas que ainda assim, é seguramente um refinar do S10 e Note 10 de 2019.

Ou seja, para quem teve a oportunidade de testar o S10+ e Note 10+ em 2019, é fácil chegar à conclusão que temos aqui algo um pouco mais refinado… E que minha nossa senhora, continua a ser demasiado sexy para este coração que está a tentar poupar dinheiro para pagar uma renda em Lisboa.

Especialmente quando o aparelho encaixa tão bem na mão e é significativamente mais leve que vários rivais. Continua a ser incrível como a Samsung consegue oferecer um smartphone premium, parecendo uma pena nas nossas mãos.

Análise Galaxy S20+: Ecrã

A Samsung é conhecida por ter os melhores ecrãs do mundo dos smartphones. Afinal de contas, não é por acaso que a própria Apple teve de ‘abrir as pernas’ e pedir para a sua velha rival ser uma das principais fornecedoras de ecrãs para os iPhones mais recentes.

Dito isto, em 2020 a coisa ficou ainda melhor, visto que qualquer S20 traz para cima da mesa o suporte aos 120Hz de frequência de atualização.

Sim, é verdade que este modo apenas está apenas disponível na resolução FHD+ (2400 x 1080), mas a fluidez é demasiado importante na minha opinião para deixar esta opção desativada, de modo a aproveitar a resolução nativa do ecrã (WQHD+, 3200 x 1400).

Aliás, posso facilmente dizer, que após entrar no mundo dos 120Hz, muito dificilmente irá conseguir voltar para um smartphone de 60Hz.

É uma passagem muito complicada, que eu próprio já tive de fazer após a análise ao ROG Phone 2 da Asus. Mas aqui, além dos 120Hz, temos ainda de ter em consideração a qualidade do ecrã do S20+. Sim, o ROG Phone 2 tinha uma boa qualidade de ecrã… Mas o S20+ é um mundo completamente diferente.


Nota do Redator – A Samsung está a planear levantar a limitação da resolução. Por isso, é possível que num futuro próximo possamos aproveitar os 120Hz na resolução nativa de 3200 x 1400).


120Hz? O que é isso?

Caso não saiba o que os 120Hz significam, basicamente quer dizer que o ecrã dos novos Galaxy S20 é capaz de apresentar 120 ‘imagens’ por segundo, ao contrário dos clássicos 60Hz, que como o nome indica… Apenas apresentavam 60 imagens por segundo. (120Hz = 120 FPS. FPS -> Frame Por Segundo)

Exemplo -> Vamos imaginar que gosta de jogar Fortnite ou Counter Strike. Caso o seu monitor ou TV apenas consiga chegar aos 60Hz. O jogo vai chegar aos 60FPS e nada mais que isso. Até pode ter a melhor placa gráfica do mercado (RTX 2080 Ti), o seu monitor apenas irá apresentar esta quantidade de frames por segundo. É por isso que o mercado de PCs Gaming está agora inundado de ofertas de monitores com 120Hz, 144Hz ou 240Hz.

Qualidade do ecrã do Galaxy S20+

Pois bem, o S20+ traz consigo um ecrã de 6.7” Dynamic AMOLED com 525ppi, que claro está, traz um pequeno orifício para a câmera frontal. O que como já deve ter adivinhado, equivale a uma qualidade de imagem brutal! Sim, mesmo tendo em conta o pequeno furo, ou pinta na testa como muitos gostam de dizer.

É que apesar de ainda não darmos as boas vindas às câmeras frontais debaixo do ecrã, a Samsung conseguiu diminuir significativamente o tamanho do espaço ocupado pelo sensor. E isto é sempre uma boa notícia.

Análise Galaxy S20+: Fotografia

Antes de mais nada, este é o campo que mais dúvidas levanta nos S20 e S20+. Ao fim ao cabo, o rei da fotografia na tabela do DxOMark é o Galaxy S20 Ultra, o modelo que na verdade todos querem ver, tocar e ter no bolso.

Aliás, é óbvio que muitos fãs do mundo Android nem olham para o S20+, porque apenas vêem o S20 Ultra à frente. Eu próprio partilhava desta mesma opinião. Foi por isso que até aceitei de bom grado esta review. Para perceber afinal qual é a estratégia da Samsung com este telemóvel.

Por isso, decidi pegar no telemóvel, e prontamente metê-lo lado a lado com alguns pesos pesados do mundo da fotografia! O Huawei Mate 30 Pro e Xiaomi Mi Note 10. Ora veja:

 

Em suma, se havia dúvidas quanto ao facto do Samsung Galaxy S20+ conseguir ou não rivalizar com os grandes da fotografia… Tem aqui a prova que a performance está toda lá!

Fotos Extra:

Análise Galaxy S20+: Performance

Como deve esperar de um smartphones nesta gama de preços, o Galaxy S20+ é uma autêntica besta da performance. Ao fim ao cabo, conta com o mesmo exato processador do S20 Ultra na forma do Exynos 990, trazendo ainda 8GB ou 12GB de memória RAM LPDDR5. Em suma, vai brincar com qualquer tarefa que lhe ponha à frente.

Além disto ainda podemos contar com 128~512GB de memória Interna, que poderá ser expandida via cartão microSD.

Entretanto, o aparelho chega ao mercado com o Android 10 da Google, trazendo também o novíssimo OneUI 2.0, que é finalmente um prazer de utilização, após anos de dores de cabeça com o TouchWiz.

Ao nível do som, temos colunas stereo, e ainda um par de earphones AKG na embalagem. A qualidade de som dos fones é muito boa, enquanto a qualidade e volume do smartphone em cima me parece uns furos abaixo daquilo que o S10+ oferecia. Ainda assim, é o esperado vindo de um telemóvel.

Análise Galaxy S20+: Autonomia da bateria

Apesar de tudo o que tem vindo a ser dito acerca dos 120Hz, a performance da bateria é bastante decente, mesmo tendo em conta que estamos a falar de uma célula de 4500mAh e não de 5000mAh como no S20 Ultra.

É fácil aguentar um dia completo com uso moderado. Especialmente quando temos acesso a carregamento rápido com e sem fios. Pode simplesmente dar um ‘boost’ no carro ou na secretária, e nunca irá ter grandes problemas.

Análise Galaxy S20+: Conclusão

Temos muito para gostar no Galaxy S20+, especialmente se gosta dos smartphones Samsung. O ecrã é do melhor que há, o sistema de câmeras não é o melhor da gama, mas é digno de um topo de gama, o design e feel do aparelho na mão é também muito bom.

Claro que pode argumentar que o S20+ é realmente muito parecido ao S10+ do ano passado. Ainda assim, temos algumas novas funcionalidades brutais como os 120Hz e gravação 8K.

Na minha opinião, a única coisa que tem realmente de considerar, é se valerá ou não a pena fazer o salto para o Ultra. Mas nesse assunto, daremos a nossa opinião nos próximos dias.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Por fim, se estiver interessado no smartphone, a Phone House já tem stock. (Clique aqui)

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.