Ainda existem HDDs de 10000 RPMs? Existe desenvolvimento? – Eu ainda me lembro dos meus tempos de adolescente, altura em que tive finalmente dinheiro para montar o meu primeiro PC Gaming. Uma época longínqua que infelizmente ainda não contava com a magia dos ‘SSDs’.

No meu tempo (até parece que sou velho, só tenho 28 anos!), ou metia-mos um HDD normal de 7200RPM, como ainda hoje se faz em alguns casos, ou optávamos por soluções RAID 0 com dois discos destes de 7200RPM

Ou então, de forma ainda mais agressiva e bastante mais dispendiosa, comprávamos HDDs de 10000RPM! Que eram super caros, tinham uma quantidade de armazenamento que era uma vergonha, mas que eram significativamente mais rápidos que qualquer outra solução. (Também era possível fazer RAID 0 com estes meninos, mas não era para todas as carteiras, e também era arriscado devido à taxa de fails destes discos)

Exemplo destes HDDs são os muito famosos Western Digital Raptor (Ainda é possível encontrar alguns exemplares no eBay).



Em suma… Não! Estes HDDs de 10000RPM são um simples ‘gimmick’ nos dias que correm

Portanto, como mencionei em cima, estes HDDs não eram só bem mais caros que as opções normais, como também ofereciam muito menos armazenamento. Ou seja, o seu preço por GB era algo realmente assustador.

Além disto, gastavam mais energia e aqueciam muito mais, o que por sua vez também resultava numa durabilidade mais baixa. (Um grande não se por acaso queria fazer RAID 0, ou simplesmente não pode perder os seus dados)

Estamos a falar de soluções que foram criadas para centros de dados de alta performance. Mas que eventualmente chegaram ao mercado de consumo para ‘roubar’ um pouco do dinheiro dos entusiastas que queriam o melhor do melhor.

Entretanto, com a chegada dos SSDs, estes discos HDD acabaram por morrer. Não existindo grande produção, ou sequer qualquer tipo de desenvolvimento desta tecnologia. Foi basicamente uma tecnologia que serviu como uma ponte para a chegada dos primeiros SSDs.


Ainda existem HDDs de 10000 RPMs? Existe desenvolvimento? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.