Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

A Xiaomi vende produtos ao preço de custo. Então, como é que ganha dinheiro? – Sabia que esta gigante Chinesa já veio a público dizer várias vezes que limita as margens de lucro na venda dos produtos a 5%?

Dito isto, é provável que já pensou consigo mesmo “Não é assim que o mundo empresarial funciona!”  Pois bem, é provável que tenha passado ao lado de uma excelente carreira financeira, porque tem razão!

Então qual é a razão para esta limitação da Xiaomi? É simples… O objetivo é nada mais nada menos que fazer mais dinheiro!



Assim à primeira vista parece um pouco confuso, mas na verdade até é bastante fácil de perceber. Em suma, o modelo de negócio da Xiaomi está sob 3 pilares:

  • 1. Smartphones
  • 2. Outros aparelhos eletrónicos
  • 3. Serviços na Internet
Portanto, 70% do negócio da Xiaomi vem apenas e só dos smartphones!

Entretanto, 20% vem do resto dos aparelhos eletrónicos como os smartwatches, routers, etc… E por fim, temos cerca de 10% para os serviços na internet, onde podemos encontrar plataformas de streaming de music, serviços cloud e até publicidade nos smartphones.

Pois bem, o CEO da Xiaomi promete manter as margens de lucros de todo o hardware abaixo dos 5%, ou seja, 90% do negócio da empresa está severamente limitado.

Mas os restantes 10%… As coisas já não são bem assim!

De forma bem curiosa, a Xiaomi define-se como uma “Internet Company”? Está em várias cartas abertas do presidente. Aliás, o próprio MI de XiaoMI, significa Mobile Internet.

Então, porquê é que a Xiaomi se foca tanto no hardware, se é uma empresa de serviços?

Afinal de contas, como deve saber, o mercado de smartphones não está nada fácil para ninguém. Aliás, é seguro dizer que apenas a Apple, Samsung e mais recentemente a Huawei, conseguiram perceber como fazer lucro nesta indústria.

Contudo, reinar nos serviços é um modelo fantástico para fazer dinheiro! E é aqui que assenta a estratégia da Xiaomi.



Ou seja, enquanto as grandes fabricantes como a Samsung, Huawei, Nokia, etc… Vendem o smartphone, e contam fazer dinheiro desta venda. A Xiaomi vende os seus smartphones a preço de custo, para fazer dinheiro mais tarde. (Muito mais dinheiro mais tarde!)

Isto é um pouco como os jogos de smartphone, que são grátis no início. Mas depois quando começa a juntar todo o dinheiro que já gastou em gemas, começa a perceber o porquê desta estratégia ter resultados comprovados.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@l.pt.


Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.