Muitas vezes tenho leitores que querem comprar um novo PC, mas que só metem um módulo de 8GB na sua máquina! Simplesmente não fazem ideia da diferença que faz ter dois módulos de memória RAM em ‘dual channel’, em vez de ter apenas um módulo.

Dito isto, porque razão é sempre melhor ter 2 módulos de memória RAM (4+4 ou 8+8)? Não seria mais simples ter apenas um módulo?



Isto é algo que depende muito do processador, motherboard e até da maneira como mete os módulos nas ranhuras da placa mãe. Contudo, a verdade é que a grande maioria dos computadores modernos suporta dois canais de comunicação no controlador de memória.

Assim, se existir este suporte na sua motherboard, então os módulos de memória RAM montados podem ser acedidos de forma paralela para basicamente duplicar a velocidade de acesso do processador à memória.

Em suma, se por acaso utilizada aplicações que dependem fortemente da velocidade de acesso à memória do sistema, duplicar a velocidade de acesso do processador é meio caminho andado para aumentar significativamente a performance.

No fundo, é a mesma razão pela qual é melhor ter uma auto-estrada muito utilizada com 4 faixas de rodagem em vez de apenas 2!

Portanto, se estiver a utilizar memória dual channel, vai duplicar a largura de banda. O que por sua vez significa que irá passar o dobro da informação, durante o mesmo espaço de tempo.

Dito isto, se por acaso apenas usa o seu PC para navegar na web, ter single-channel ou dual-channel é completamente irrelevante. (Tal e qual uma auto-estrada em horas de pouca utilização). Mas se por acaso tiver de utilizar programas mais pesados, vai sentir imediatamente a melhoria de performance.


(Especial) É sempre melhor ter 2 módulos de memória RAM? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.