Temos tido uma evolução tremenda no mundo dos SSDs, afinal de contas, as gamas mais baixas destas drives estão agora extremamente baratas, oferecendo velocidades à volta dos 540 MB/s.

Isto enquanto as gamas mais altas já oferecem 5000 MB/s! Uma velocidade que deverá ser batida num futuro muito próximo, com algumas fabricante a prometer SSDs PCIe 4.0 capazes de chegar aos 6500 MB/s.



Dito isto, qual é a diferença de velocidade entre um SSD e um módulo de memória RAM!?

Se os SSDs evoluíram tanto num curto espaço de tempo, então a velocidade de RAM está quase a ser apanhada não? Ao fim ao cabo, já andamos no mundo da RAM DDR4 há vários anos! ERRADO!

Para ter noção da diferença, a RAM DDR4 mais comum no mercado é a DDR4-3200MHz, que lê e escreve a uma velocidade estonteante de 25,600 MB/s ligada em single-channel, duplicando esta velocidade para uns ainda mais impressionantes 51,200 MB/s em dual-channel.

No entanto, apesar desta diferença de performance, a missão da memória RAM nem sequer é ler e escrever a velocidades super rápidas!

Afinal de contas, no mundo da memória RAM, o termo ‘velocidade’ tem apenas dois significados:

  • Largura de Banda -> Performance de leitura ou escrita de uma só vez.
  • Latência -> O tempo necessária para aceder à informação.

Em termos de largura de banda, temos o exemplo em cima, em single-channel andamos à volta dos 25~30 GB/s. Já em termos de latência, a RAM DDR4 consegue aceder à informação necessária em cerca de 75~200 nano-segundos (0.075 ~0.2 micro-segundos). Entretanto, um SSD NVMe demora entre 50 e 100 micro-segundos. (50.000~500.000 nano-segundos).

Para ter mais um exemplo de comparação, os SSDs SATA que têm velocidades de apenas 500 MB/s, são 5 a 10x mais lentos nestas métricas em relação a um SSD NVMe.

Comparar um SSD a memória RAM é basicamente como comparar o Cristiano Ronaldo, ao Zé da esquina que sabe dar 5 toques seguidos numa bola de futebol, no que à velocidade diz respeito.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.