Além do sensor principal, câmeras ultra wide, teleobjetiva e macro estão presentes em celulares premium e até em intermediários. Sensores ToF e câmeras de profundidade também passaram a fazer parte do conjunto fotográfico dos telefones. Com o surgimento de celulares com câmera tripla, quádrupla e até quíntupla, podem aparecer dúvidas sobre o funcionamento das lentes.

Pensando nisso, o TechTudo se debruçou sobre a nomenclatura usada por Motorola e Samsung na hora de elaborar novos smartphones. Conheça o glossário a seguir.

Câmera principal

Trata-se do sensor que é usado quando o usuário abre o aplicativo da câmera. Motorola e Samsung afirmam que é a câmera mais versátil, ou seja, normalmente a mais usada. "É capaz de executar todo o trabalho de inteligência artificial, como identificar se o ambiente está em baixa luminosidade ou se o modo indicado para a foto é retrato", afirma a Motorola.

Já a Samsung declara que no geral possuem ângulo de abertura de cerca de 80 graus. Devido à polivalência da câmera, o iPhone XR, o celular mais vendido de 2019, conta apenas com um sensor na parte traseira do smartphone que é capaz até de realizar o modo retrato por meio de software.

Câmera ultra wide

Também conhecida como grande angular, tem como objetivo oferecer campo de visão amplo. É usada para dar impressão de que o usuário está mais afastado do que realmente está. De acordo com a Motorola, "é recomendada para tirar fotos de paisagem ou fotos com toda a família reunida num almoço de domingo, por aumentar a área de captura da foto".

A Samsung afirma que os celulares da marca usam curvatura de 120 graus ou mais. Já a Motorola informa que usa lentes ultra wide de 117 graus. A empresa sul-coreana também ressalta a capacidade de distorção da câmera. "Outra particularidade dessa lente é que, devido à curvatura, é possível fazer efeitos de distorção interessantes ao aproximar-se do objeto a ser fotografado."

Pelo lado dos sul-coreanos, o Galaxy A50, queridinho dos brasileiros da Black Friday 2019, conta com esta lente no kit fotográfico. Já a Motorola apresentou a câmera grande angular no Motorola One Action e em seguida também trouxe no Moto G8 Plus.

Câmera macro

A proposta da câmera macro é tirar fotos de objetos bem de pertinho. Segundo a Motorola, a lente permite fotografar com até cinco vezes mais detalhes e é recomendado para fotos com objetos a menos de 10 centímetros de distância. A gigante sul-coreana afirma que a câmera permite captar detalhes difíceis de se notar até mesmo a olho nu.

A empresa americana trouxe a novidade no Motorola One Macro e depois reforçou a linha Moto G com os recém-chegados Moto G8 e Moto G8 Power que destacam-se pela presença da câmera macro nos dois modelos. Já a Samsung revelou o Galaxy A51 e Galaxy A71 que também contam com lente dedicada para captar fotos com objetos próximos.

No entanto, há diferenças nas câmeras das empresas: enquanto o celular da Motorola apresenta macro com resolução de 2 MP, os celulares sul-coreanos contam com câmera que capta imagens de até 5 MP.

Câmera de profundidade

É a câmera responsável por realizar o famoso modo retrato, as populares fotos com o fundo desfocado. Em linhas gerais, Motorola e Samsung informam que o componente consegue identificar a profundidade das fotos para realizar o efeito bokeh. A empresa americana resume o funcionamento da câmera: "faz um mapeamento para identificar o que está mais p

... erto ou longe e auxilia a câmera principal a identificar os planos".

A Motorola estreou a câmera de profundidade nos celulares da marca com o Moto G5S Plus. Os sul-coreanos inauguraram a febre do modo retrato nos smartphones da empresa com o Galaxy Note 8.

Câmera teleobjetiva

Também chamada de telefoto, é encarregada de oferecer zoom ótico para a câmera do smartphone. Ambas as fabricantes afirmam que é usada para aproximar a imagem sem perda de resolução. A Samsung informa que a câmera é usada para "destacar partes do objeto ou da paisagem, mantendo a qualidade da imagem."

A câmera teleobjetiva está presente no Galaxy A9 (2018) e também no Galaxy S10. A Motorola também traz a lente no Motorola One Zoom, que promete aproximar a imagem em até três vezes sem perder a qualidade.

Câmera de ação

A câmera de ação é exclusiva em celulares da Motorola. Funciona no estilo da câmera GoPro para gravar vídeos em movimento. A empresa informa ainda que é possível filmar na vertical e assistir na horizontal.

O recurso pode ser útil para dar conforto ao usuário na hora de fazer uma filmagem e em seguida reproduzir em diversos canais. A câmera marca presença no Motorola One Action, celular da Motorola voltado para gravações de vídeos em ação.

Câmera ToF

A câmera Time of Flight (Tempo de Voo, em tradução livre) também é conhecida como sensor 3D. O componente promete trazer mais precisão em imagens no modo retrato. A Samsung explica que a tecnologia emite feixes de luz para mensurar quão distantes estão ou qual é o tamanho dos objetos. "Ela também auxilia no Foco dinâmico, que aplica efeitos de desfoque e distorções no fundo das fotos e vídeos", afirma a empresa sul-coreana.

A Samsung utiliza a nomenclatura DepthVision para se referir ao sensor ToF nos smartphones da marca. A Câmera ToF marca presença na recém-apresentada linha Galaxy S20. O sensor não está presente nos celulares da Motorola.

Câmera periscópica

A Samsung apresentou a tecnologia nos celulares da marca no Galaxy S20 Ultra. A lente é acoplada à câmera teleobjetiva e é composta de prismas que prometem aproximar a imagem sem perda significativa de resolução. No caso dos sul-coreanos, a fabricante usa uma combinação de zoom ótico com zoom digital para obter aproximação de até 100 vezes. No entanto, quanto maior a aproximação, maior será a perda de qualidade da imagem.

A tecnologia também está presente no Huawei P30 Pro, celular chinês com câmera potente. O telefone concorrente consegue aproximar imagens em até 50 vezes. A empresa chinesa promete que o smartphone é capaz até de capturar fotos da lua.

Com informações da Apple, Samsung (1/2/3/4/5/6), Motorola (1/2/3/4/5/6/7) e Huawei



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.