Existe uma aplicação do Coronavírus para Android que acompanha a propagação desta pandemia em todo o mundo. Embora pareça muito útil, há um grande problema. Esconde ransomware muito perigoso. Intitulado CovidLock, a aplicação bloqueia o seu smartphone antes de exigir um resgate em bitcoins.

Aplicação do Coronavírus para Android esconde um segredo!

Tarik Saleh, investigador de segurança de computadores da DomainTools refere que esta app esconde uma ameaça muito perigosa. Felizmente, não está disponível na Google Play Store. Assim, o CovidLock está apenas disponível para download no site coronavirusapp.

Depois de instalado nos smartphones dos utilizadores, o ransomware bloqueia rapidamente o dispositivo. Atenção que este ransomware só consegue instalar-se em smartphones que não têm qualquer palavra-passe definida para bloquear o ecrã. Assim, se não tiver nenhuma, o CovidLock vai criar uma para impedir o acesso ao seu dispositivo.

Como referi, se já tiver um pin ou uma palavra-passe definida então não vai correr perigo. É que a app não vai conseguir definir nada. Assim, por segurança, deve escolher rapidamente uma password.

Assim que o smartphone estiver bloqueado, os atacantes dão 24 horas para depositar cerca de 100 Euros em bitcoins num endereço próprio. Em troca do resgate, eles concordam em não apagar os seus dados (fotos, vídeos, …) e em não divulgar conteúdos privado nas redes sociais. Depois de receber o resgate, os hackers prometem fornecer um código para desbloquear o dispositivo. “Vamos acompanhar a sua localização GPS e sua posição. Se tentar algo estúpido, seu smartphone será apagado automaticamente” avisam os atacantes.

“Os criminosos gostam de explorar as pessoas quando elas estão mais vulneráveis. Dito isto, usam eventos dramáticos que levam as pessoas a ficarem emotivas ou com medo. Assim, sempre que houver grandes ciclos de notícias acerca de um determinado tópico que provoque uma reação forte, os criminosos vão tentar aproveitá-los, explica Tarik Saleh. Portanto, deverá ter muito cuidado em sites não oficiais ligados à pandemia. Da mesma forma, recomendamos que nunca descarregue APKs de fontes desconhecidas. Por fim, não hesite em instalar um antivírus no seu smartphone Android.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.