O Facebook admitiu, na última terça-feira (17), que apagou por engano diversas publicações sobre o coronavírus. Um erro no sistema de avaliação automática da rede classificou como spam posts que compartilhavam informações de fontes legítimas, incluindo veículos da imprensa. Originalmente, o mecanismo deveria servir apenas como freio para a propagação de notícias falsas sobre a pandemia de Covid-19. Segundo a empresa, as postagens apagadas já foram restauradas.

Usuários nos EUA reclamaram no Twitter que postagens contendo links de sites reconhecidos como BuzzFeed e USA Today estavam sendo suspensas, seguidas por uma notificação com a mensagem “Esta publicação viola nossos Padrões da Comunidade sobre spam”. O TechTudo teve acesso a uma postagem com link da BBC sobre o coronavírus que foi marcada como spam na terça-feira (17), mas já aparece novamente no feed.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Após uma chuva de reclamações no Twitter, o chefe de segurança do Facebook, Guy Rosen, usou sua conta pessoal no microblog para explicar o bug e garantir que os posts removidos já haviam sido colocados novamente no ar.

Veja também: como excluir ou arquivar de uma só vez vários posts do Facebook

“Restauramos todas as postagens que foram removidas incorretamente, incluindo postagens sobre todos os assuntos, não apenas as relacionadas à COVID-19. Esse foi um problema com um sistema automatizado que remove links para sites abusivos, mas removeu incorretamente muitas outras postagens”, explicou o executivo.

Usuários afetados pelo bug não precisam fazer nada. Se algum post foi apagado incorretamente por conta do problema na ferramenta de antispam do Facebook, ele deverá aparecer novamente de forma automática. Dessa maneira, a

... notificação avisando sobre a remoção do conteúdo deve ser ignorada.

Coronavírus: como limpar o celular? Veja dicas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.