O PlayStation (PS5) teve detalhes das suas especificações revelados pela Sony na última quarta-feira (18). Na apresentação, o arquiteto-chefe do PS5, Mike Cerny, detalhou as novas peças que compõem o console, como o processador, placa de vídeo, memória e armazenamento por SSD. No entanto, design, preço e data de lançamento do videogame ainda permanecem um mistério. Confira como o PlayStation 5 se sai ao ser colocado lado a lado com seu antecessor PlayStation 4 (PS4). Veja as diferenças e semelhanças entre eles no comparativo a seguir.

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Processador (CPU)

A unidade de processamento principal do PS5 será baseada na estrutura do AMD Ryzen "Zen 2" com 8 núcleos a uma frequência flexível de 3,5 GHz. O novo processador é bem mais potente do que o original do PlayStation 4, baseado na estrutura do Jaguar da AMD, que também contava com 8 núcleos, porém a 1,6 GHz. O PlayStation 4 Pro, modelo mais potente do console lançado em 2016, utilizava o mesmo processador do PS4 padrão, com a mesma quantidade de núcleos, porém a uma frequência de 2,3 GHz.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Em um videogame, o processador é responsável por rodar a parte técnica do jogo, como cálculos necessários para física, inteligência artificial, entre outros. Normalmente, suas contribuições para o game são mais imperceptíveis, diferente da placa de vídeo que costuma ser o centro das atenções.

Placa de vídeo (GPU)

A grande responsável pelos gráficos de um videogame é a placa de vídeo, ou GPU. A GPU do PlayStation 5 ficou um pouco aquém em relação ao concorrente Xbox Series X, mas ainda apresenta bastante potência. Ela utiliza uma estrutura personalizada da AMD Radeon RDNA 2 com 10.28 Teraflops e 36 unidades computacionais. A placa do PlayStation 4, baseada na AMD Radeon GCN conta apenas com 1,84 Teraflops e 18 unidades de computação.

A principal novidade da GPU do PS5, no entanto, é a capacidade de utilizar a tecnologia Ray Tracing. Este recurso calcula diretamente os raios de luz nas cenas para criar uma iluminação mais convincente, além de reflexos e sombras também mais realistas. A tecnologia não existia na época que o PS4 foi desenvolvido e pode dar uma aparência de "próxima geração" aos novos consoles.

Memória RAM

O papel da memória RAM é manter dados que serão usados para formar o visual do jogo, como modelos, texturas e mais, rapidamente acessíveis. O PlayStation 4 ficou conhecido por ter uma memória extremamente rápida, 8 GB no padrão GDDR5, mais veloz que a de seu concorrente Xbox One. Nesta nova geração, o PS5 utilizará 16 GB de memória GDDR6, uma evolução natural sem muitas surpresas. O Xbox Series X também conta com o mesmo modelo e quantidade de memória, então não há mais uma vantagem para o console da Sony nesse quesito.

Armazenamento

Uma das maiores surpresas durante a apresentação foi a inclusão de um SSD de 825 GB para armazenamento no PS5. Um SSD é um disco de estado sólido, sem peças móveis por dentro, diferente dos HDDs onde há literalmente um disco rígido em movimento dentro deles. O PS4 utilizava um HDD de 500 GB em seu lançamento, que era capaz de ler até 100 MBs por segundo. O novo SSD do PlayStation 5 promete atingir a impressionante velocidade de 5,5 GB por segundo.

Design

Um ponto que permanece um mistério sobre o PlayStation 5 é seu visual. A maioria dos jogadores já viu s

... imulações de modelos 3D sobre como o videogame poderia ser, com um espaço em formato de "V" no meio que simbolizaria o número romano 5. Estes designs foram criados com base em supostos kits de desenvolvimento (conhecidos como dev kits) do console, que têm esse espaço. No entanto, o visual desses dev kits não refletem necessariamente o modelo final do videogame.

O PlayStation 4 tem uma aparência simples, com linhas minimalistas e inclinadas para que ele não fique apenas com o visual de uma caixa. Se o PlayStation 5 seguir a tradição que acompanha os consoles da Sony desde o PlayStation 2, é de se esperar que o novo console possa ser usado tanto na horizontal quanto na vertical, com uma base que deve ser vendida separadamente.

Áudio 3D "Tempest"

Mais uma novidade do PlayStation 5 que não existe no PS4 é o novo sistema de som tridimensional apresentado por Mark Cerny durante a transmissão. A nova tecnologia chamada de "Tempest" 3D AudioTech, promete ser capaz de fazer jogadores ouvirem sons ao seu redor e, assim, criar uma imersão total para que ele se sinta dentro do mundo do game.

Jogos

Por enquanto, não se sabe muito sobre os games do PlayStation 5, além do único já revelado: Godfall. Algumas empresas terceirizadas confirmaram também que lançarão seus futuros títulos no novo console com melhorias, como a Ubisoft com Watch Dogs Legion, Rainbow Six Quarantine e Gods & Monsters, porém sem imagens dos games no novo console.

O PlayStation 4, por ora, leva vantagem por ser um console já bem estabelecido em seu ano final com lançamentos de peso como Resident Evil 3 Remake, Final Fantasy 7 Remake, The Last of Us Part 2 e Cyberpunk 2077. É possível que vários desses títulos façam a transição para o novo console com melhorias visuais.

Vale lembrar que o PlayStation 5 será retrocompatível com o PlayStation 4, porém nem todos os jogos estarão funcionais no lançamento. Segundo Mark Cerny, dos 100 games mais jogados no console, quase todos são compatíveis.

Alguma previsão para o PS5 no Brasil? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.